Veja como vamos iluminar vidas!

As Candeias é um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e Lar Residencial para a pessoa com deficiência, do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

CENTRO DE ATIVIDADES E CAPACITAÇÃO PARA A INCLUSÃO

O CACI é um espaço destinado a desenvolver atividades ocupacionais para pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possam por si só dar continuidade ao seu percurso académico/formativo, ou exercer uma atividade profissional. Visa como fim último, a promoção da sua qualidade de vida.

LAR RESIDENCIAL

Destina-se a alojar pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 16 anos, e que se encontrem impedidas temporariamente ou definitivamente de residir no seu meio familiar.

 

Inaugurado
20 novembro 2024

Contactos para mais informações
Técnico responsável: 936 222 152
candeias@cparoquial-covapiedade.pt

Localização
Largo da Romeira, Nº1
Cova da Piedade
2805-512 Almada

Coordenadas GPS: 38.669345, -9.152949

 
 

As Candeias localiza-se na freguesia da Cova da Piedade, conciliando a proximidade à comunidade e a serviços, com a característica tranquilidade da zona da Romeira.

Um edifício moderno, pensado para as respostas a desenvolver, dispõe de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) no R/C, e de um Lar Residencial para a pessoa com deficiência, no 1º andar.

Com capacidade para 30 utentes em CACI e Lar, congrega ainda vários espaços para dinamização de atividades.

Características do espaço:

  • 4 salas de atividades;

  • 11 quartos duplos;

  • 2 quartos individuais;

  • 2 quartos triplos;

  • espaços comuns - salas de convívio e refeições, ginásio, sala snoezelen, apartamento para treino de Atividades de Vida Diária (AVD’s), gabinetes técnicos, sala de reuniões, cozinha, lavandaria, copa e sala de pessoal.

Objetivos:

  • Contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos utentes, com vista a valorização e capacitação pessoal;  

  • Desenvolver atividades focadas na singularidade dos utentes, procurando reforçar a autoestima pessoal e as suas capacidades, tendo como propósito a participação ativa no seu projeto de vida;

  • Fomentar a interação com a família, mantendo e fortalecendo as relações familiares; 

  • Facilitar a integração em outras estruturas, serviços ou estabelecimentos mais adequados ao projeto de vida dos utentes; 

  • Dinamizar ações de inclusão na comunidade, que promovam a alteração das representações, dos valores e das atitudes da sociedade face às pessoas com deficiência, e a melhoria da sua qualidade de vida.