As nossas atividades de Carnaval, são uma outra arte para colher sorrisos
Uma época que é conhecida pela animação, pela alegria e pela música.
É assim que a vivemos também nos nossos Equipamentos, desde o berçário até às respostas seniores. Decorações excedendo em cor e imaginação, e foco nos interesses e vivências dos nossos utentes. As atividades desenvolvidas, garantiram o despertar de sorrisos alegres em todos, incluindo nas nossas equipas.
As nossas Estruturas Residenciais para a Pessoa Idosa, Residência Nossa Senhora da Piedade e Casa de São Paulo, juntaram os seus utentes na Residência Nossa Senhora da Esperança (onde estavam também os de Centro de Dia), para um baile de carnaval com tons espanhóis: uma fiesta sevilhana, com a cor vermelha a dominar. Animados durante toda a tarde, por música ao vivo, houve ainda duas grandes surpresas... A apresentação da Academia Flamenc'A Sul que os animaram com passos ritmados, e a exibição de um grupo de sevilhanas da nossa equipa técnica; pessoas com quem os nossos utentes convivem diariamente e que zelam pelo seu bem-estar, foram nesta tarde de dia 8 de fevereiro 2024, as artistas principais. Despertaram, aplausos e largos e recompensadores sorrisos, na plateia presente.
Durante o baile livre, vários pares na pista de dança, contando com a colaboração de voluntários e alunos da Cultura Aberta, que rodopiaram a pista com os utentes que gostam de “bailar a dois”. Alguns residentes, com maiores limitações motoras, mas cujo gosto por esta época ainda acelera o seu coração, puderam também participar de forma mais ativa na atividade com o grande apoio das equipas.













Nas Respostas Sociais de Infância os reis e rainhas são sempre as crianças, e os seus gostos pessoais sobressaem nesta época através da escolha das máscaras. Dar-lhes a liberdade de se exprimirem e encarnarem os seus heróis/heroínas/personagens favoritos, é o mote para os bailes livres de carnaval, realizados em todos os nossos Equipamentos.
Mas outras atividades são desenvolvidas nesta época…
Na Creche e Jardim de Infância da Ramalha as famílias foram desafiadas a realizar um acessório de carnaval, conjugado com a máscara dos seus filhos. Também este elemento trouxe maior animação ao baile.
A equipa escolheu um tema de máscaras comum, personagens de filmes e histórias infantis.
No Centro Comunitário Renascer apenas a sala de dois anos usou o mesmo tema para todo o grupo, num dos dias desta época: dada a proximidade ao dia da amizade (14 de fevereiro) foi feita uma “declaração de amor ao amor” e pequenos cupidos encheram o equipamento com as suas setas de amor.
No segundo dia de carnaval, o CATL realizou pinturas faciais subordinadas ao tema Arco-iris.







O Equipamento Bairro lançou um desafio às famílias: “Descobre o herói que há em ti”, no qual cada família deveria construir uma capa com materiais à escolha.
Durante o baile, para além da mostra de máscaras, foi possível ver a imaginação das famílias a fluir através das capas que as crianças apresentaram.













O Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro gozou de uma semana de Carnaval. Na semana dos acessórios cada criança era desafiada, num dia fixo, a levar acessórios criados preferencialmente em materiais reciclados: gravata/laço, chapéu, óculos ou um penteado criativo.











