Centro Comunitário leva o projeto “Bonecos das Preocupações” à Pediatria do HGO

O Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro desenvolveu neste ano letivo, um projeto solidário que envolveu, crianças, equipa e famílias, ao longo de vários meses.

Bonecos das Preocupações

Os “bonecos das preocupações” foram criados com o intuito de serem entregues a crianças aquando da sua hospitalização, e que pudessem ser objeto de transferência de medos e angústias, dando algum conforto e alento à criança.

O local escolhido foi bem próximo de nós, a Pediatria do Hospital Garcia de Orta.

Desenvolvimento da ideia

O projeto iniciou integrado na Caminhada Quaresmal deste Equipamento, com a temática “Com jesus… Encontro coragem”.

Pensada a estratégia, e reunida a adesão e entusiasmo das crianças para o desenvolvimento deste projeto, foi lançado o desafio às famílias para decorarem bonecos de pano em família. O resultado não poderia ter sido melhor, os bonecos ficaram maravilhosos pelas mãos das nossas famílias.

Foi ainda criada nas salas uma história, construída através de desenhos das crianças, e intitulada “Os nossos medos”. Mostrou um pouco dos temores das crianças do Equipamento, e as suas estratégias para os tentar enfrentar, entre as quais a coragem, um ingrediente tão importante!

Uma partilha muito pessoal, que procurava mostrar medos pequeninos ou gigantes de uns, e ideias de como os ultrapassar, quem sabe, podendo ser usadas por algumas das crianças a quem esta história iria ser lida.

O culminar

O tão esperado momento chegou… A entrega dos bonecos construídos pelas famílias, na Unidade de Pediatria do Hospital Garcia de Orta. Numa manhã de junho, repleta de afetos, alegria e cumplicidade, uma das crianças da Sala Azul foi juntamente com um adulto entregar todos os bonecos e a história.

Na Unidade, os profissionais receberam a “nossa comitiva” com toda a disponibilidade e atenção, em especial a Educadora Margarida, que ainda presenteou as nossas salas com o Livro ”Uma baleia…chamada Ondinha!”

Com todos os votos de que o carinho, dedicação e entusiasmo das nossas crianças e famílias possam ajudar a transformar o dia a dia de quem perdeu infelizmente a sua saúde, ajudando-os a enfrentar os dias menos bons.

Pelo menos para os nossos grupos, foi enraizada mais uma boa ideia de partilha e dedicação ao bem estar de todos à nossa volta.

Anterior
Anterior

Um novo ano na Cultura Aberta, novas atividades e uma nova imagem

Próximo
Próximo

Santos Populares e Anos 20, fizeram parte das nossas iniciativas no mês de junho, nas respostas sociais seniores