“Família é o melhor do Mundo…” Dia da Família 2024
Família… Para além da família de nascimento (de sangue) podemos ter tantas outras ao longo da nossa vida. E, se possível, podem e devem estar interligadas.
No trabalho pedagógico com as crianças, no dia a dia com os seniores, no trabalho social com a comunidade e nas relações profissionais com os nossos trabalhadores, procuramos ter sempre esta premissa clara e presente.
Para além de várias atividades diárias e ao longo do ano letivo, para além das várias iniciativas onde procuramos “trazer” as famílias até nós, o Dia da Família (celebrado anualmente a 15 de maio), faz parte do nosso Plano Anual de Atividades, sendo celebrado em companhia da nossas várias famílias.
Na Infância, as famílias são chamadas neste dia a participar em atividades nos Equipamentos.
No Equipamento Bairro/A Nossa Creche, as famílias foram convidadas a passar uma tarde divertida com as crianças. Pais e filhos, avós e netos, partilharam brincadeiras, ou simplesmente admiraram os seus filhos/netos a brincar com outras crianças: jogos tradicionais, construções com recurso a materiais de desperdício, dança, partilha de uma frase num mural coletivo e deixar a impressão digital na “árvore da grande família”. Num ambiente de festa, podiam ainda ver-se “estendidas” casinhas, com o desenho da família de cada criança.















No Centro Comunitário Renascer, as crianças cantaram uma canção acompanhada por gestos e alguns instrumentos musicais: “Família é o melhor do Mundo… não há tesouro lá no fundo do mar que valha mais que o abraço dos meus pais…” foi o refrão cantado e repetido por todos!
No final, e como doce aconchego, um lanche coletivo, e um espaço para registar o dia com uma fotografia.
A Creche e Jardim de Infância da Ramalha, dinamizou vários ateliers com as famílias: sementeira, bijuteria e corte/ colagem e pintura.





O Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro realizou um baile entre famílias com música tradicional portuguesa.
Nos Equipamentos Seniores, a Residência Nossa Senhora da Piedade dinamizou uma tarde cultural, com o Rancho Folclórico de Vale Flores e com uma sessão fotográfica familiar para assinalar esta data tão especial. No final, todas as famílias receberam uma flor, de forma sinalizar o dia e como meio de partilha de afeto e amizade.





Já a Residência Nossa Senhora da Esperança e a Casa de São Paulo uniram-se e realizaram uma tertúlia sobre o tema da família, chegando os nossos residentes e utentes de Centro de Dia à visão da Instituição: família são todos os que queremos bem, que nos acompanham no dia a dia, e que levamos no coração. Realizaram ainda um registo artístico sobre o tema, com imagens e palavras. Terminaram o encontro com uma sessão de Yoga, com a nossa voluntária Ana Damaso.












Foi ainda declamado um poema, do qual partilhamos um excerto:
“O amor é o que une a família
e o respeito é o que a faz crescer
cada membro é unico e especial
e juntos formam um lar para viver”