A presença da pessoa com deficiência na nossa Instituição ao longo de quase 50 anos

Neste dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Papa Francisco realça na sua mensagem comemorativa que “A Igreja ama-vos e precisa de cada um para cumprir a sua missão ao serviço do Evangelho”[1].

[1] In Pessoas com deficiência: «A Igreja é a vossa casa» Agência ECCLESIA

Associando-nos a esta mensagem de esperança e perseverança, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro nunca esquecendo esta franja populacional onde as respostas de apoio ainda são parcas, realiza uma retrospetiva do seu leque de intervenção ao longo dos anos. Em quase meio século, esta Instituição não tem sido indiferente à pessoa com deficiência e suas famílias, acolhendo-as sempre que possível nas Respostas Sociais que dispõe:

A nossa comunidade educativa acolhe e integra nas suas diversas respostas bebés e crianças com necessidades especiais, tendo sempre como preocupação o seu desenvolvimento integrado, trabalhando em conjunto com as famílias, equipa de Intervenção Precoce e outros técnicos de saúde.

Na fase adulta, a Instituição acolhe a pessoa com deficiência nas Respostas de Centro de Dia e nas Estruturas Residenciais para a Pessoa Idosa (ERPI), readaptando as atividades para irem  ao encontro dos seus gostos e interesses (como no atelier de teares, alfabetização e no de artes). São ainda estimuladas a exercer funções de voluntariado dentro da Instituição, sempre adequadas às suas capacidades, como: apoiarem em serviço de bar, na manutenção de espaços exteriores ou ainda nas celebrações Eucarísticas. No Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), para além dos cuidados biopsicossociais, proporcionamos cuidados espirituais e religiosos, através da Celebração da Palavra e da Comunhão ao domicílio.

Sempre que possível, integramos adultos com necessidades especiais na nossa Equipa de trabalhadores, no âmbito das estratégias de emprego protegido.

Todo o nosso trabalho reflete os cuidados que temos para com os nossos utentes, como também os desafios que nos são postos diariamente. Desta forma, damos asas a quem cuidamos e conseguimos proporcionar momentos de culturais e lúdicos a todos os nossos utentes, como o caso de dois lançamentos de livros de um escritor portador de deficiência da nossa comunidade, que ocorreram na Residência Nossa Senhora da Esperança.

Dando voz a estes nossos utentes, escutámo-los sobre o seu dia a dia na nossa Instituição e o que sentem quanto às atividades e tarefas que desempenham:

O Francisco S., utente de Centro de Dia há mais de 15 anos, gosta de estar no centro de dia e de limpar as folhas no jardim.

A Júlia A., utente de Centro de Dia desde 2017, descobriu no Centro de Dia o seu grupo social de amigos, e quando pode, ajuda a colocar as mesas para as refeições.

A Carminda L., utente da Estrutura Residencial para Pessoa Idosa há 15 anos, gosta de todos e até considera que todos são da sua família. Também nesta Resposta Social há tantos anos como a Carminda, o Filipe C. gosta do atelier de pintura e de participar no grupo da Tuna da Cultura Aberta.  

Com olhar desperto para a carência de Respostas Sociais para as pessoas com Deficiência na comunidade, e com a necessidade de readaptar recursos, nascerá  “As Candeias”: um polo de respostas sociais direcionadas para a pessoa com deficiência com Lar Residencial e o Centro de Atividade para Capacitação e Inclusão. Pretende-se como serviços de qualidade e inovadores, permitindo a conciliação da promoção individual e a da vida familiar das pessoas com deficiência, através de atividades inclusivas e socialmente uteis, dando continuidade, desta vez de forma mais global ao trabalho que temos proporcionado até aqui a esta franja populacional.

Queremos fazer d’As Candeias, a nova luz que brilhará na nossa comunidade, acolhendo mais pessoas, mais famílias.

Conheça o projeto no filme promocional, lançada a 1 junho deste ano.

Anterior
Anterior

Missas de Natal, Paróquia da Cova da Piedade

Próximo
Próximo

Bairro, Comunitário, Renascer e Ramalha com trabalhos premiados em concurso de Mobilidade Sustentável