Dia de São José, Dia do Pai, 2025: Celebração, Gratidão e Memórias
A 19 de março celebrámos o Dia de São José, Dia do Pai.
Como descrito na Sagrada Escritura, José aceitou criar e amar o menino que um dia salvaria o mundo. É por tal, considerado padroeiro dos pais e das famílias (assim como dos trabalhadores e carpinteiros), sendo-lhe dedicado pela Igreja o dia 19 de março.
Agradecer e reconhecer o valor de um pai é idealmente um gesto diário, pelo que este dia serve sobretudo, para refletir sobre o que significa ter ou ser pai.
Como acontece todos os anos, os nossos Equipamentos de Respostas Sociais de Infância (creche, pré-escolar e centro de atividades tempos livres/CATL) aproveitam a ocasião para mimar todas as figuras paternais.
No Equipamento Bairro/A Nossa Creche “Eu amo o meu pai”, foi o mote para todas as salas realizarem um trabalho coletivo com o seu grupo de crianças. A equipa preparou ainda vários cenários de homenagem aos pais, onde estes podiam criar momentos fotográficos com os filhos, para mais tarde recordar.








As crianças do Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro realizaram trabalhos para decorar a sua escola, assim como para ofertarem os pais em casa.





No Centro Comunitário Renascer as dinâmicas foram distintas em função da idade dos grupos.
Na Creche, cada sala preparou o encontro de acordo com o que faria mais sentido ao grupo: um pequeno almoço partilhado com animação de acordeão na Sala Branca e Azul; a história “P de Pai” dramatizada pelos pais na Sala Amarela e ateliers de desenho, pintura e colagem nas Salas Rosa e Laranja.
No Pré-escolar ateliers de pintura e desenho entre pais e filhos, e no CATL um lanche ao final do dia.












As salas da Creche e Jardim de Infância da Ramalha realizaram trabalhos individuais sobre as vivencias das crianças com os seus pais, que decoraram depois todo o Equipamento neste dia.




Nas Respostas Sociais Seniores, o dia é assinalado na presença das próprias figuras paternas.
Na Residência Nossa Senhora da Esperança era dia de receber a Biblioteca Itinerante (da Câmara Municipal de Almada) que desta vez trazia mais que livros, trazia música ao vivo. Foi pois uma oportunidade de recordar a mocidade para todos os presentes, mas também de dedicar algumas sonoridades aos pais ali presentes.
Durante a manhã alguns dos nossos pais receberam um tratamento de hidratação, um miminho em dia especial (com o apoio da Servilusa).
Seguiu-se uma tertúlia, com partilha de ideias sobre o que é ser pai, que resultou depois num placar coletivo, e a equipa preparou uma recordação alusiva ao dia, um porta-chaves personalizado.







Na Casa de São Paulo, os pais vestiram-se a rigor, “com o seu melhor fato” e realizaram um atelier de culinária de brigadeiros, para partilhar entre utentes, famílias e trabalhadores. Durante o dia receberam uma lembrança para que este dia fique registado com carinho - o mini-cabide com gravatas e a pagela da Instituição, alusiva ao Dia de São José.





Na nossa mais recente ERPI (Residência Nossa Senhora da Piedade) os seniores da celebraram o dia com poesia de um residente e pai. Houve ainda uma sessão fotográfica e uma oração especialmente por todos os “pais” que já partiram, mas que residem no nosso coração.



Para todos, um dia marcado por demonstrações de amor, saudade/presença e reflexão desta ligação em cada uma de nossas vidas.