“Festas de Nossa Senhora da Piedade” regressaram em grande ao coração da nossa Freguesia
Este ano, as festas em honra de Nossa Senhora da Piedade retomaram o anterior fôlego enquanto celebração comunitária e religiosa.
A nossa Instituição esteve representada, como já é habitual, procurando contribuir para a diversidade de atividades e espetáculos programados para o fim de semana de 9, 10 e 11 de setembro.
Logo no momento de abertura, tivemos a honra de atuar para a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dra. Inês de Medeiros e para a Presidente da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Dra. Maria D’Assis. Após a habitual visita à Igreja Matriz (Igreja Nossa Senhora da Piedade) as crianças do Centro de Atividades Tempos Livres (CATL) dos Equipamentos Bairro, Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro e Centro Comunitário Renascer apresentaram-lhes algumas coreografias.
Na tarde de sábado, a tenda esteve por conta das nossas respostas seniores, mais especificamente com uma mostra de trabalhos realizados nas aulas e atelieres da Cultura Aberta (Centro de Convívio da Instituição).
Três dos nossos grupos atuaram… Iniciámos com uma aula de ginástica dinamizada pela Professora Maria João no adro da Igreja. Apesar do tempo quente, a turma mostrou o afinco com que se exercitou e as coreografias aprendidas no ano letivo anterior.
Seguiu-se ao final da tarde a Tuna Sol&Dó que apesar dos poucos ensaios ainda dá mostras de ritmo e garra de voz.
Já sob as estrelas da noite, cerca de 2 horas de fados, numa bela apresentação dos nossos alunos, com viola de Jerónimo Mendes (o nosso monitor) e Guitarra Portuguesa de Tozé Cerdeira.
No domingo os seniores das nossas duas Residências (Nossa Senhora da Piedade e Casa de São Paulo) participaram na procissão, aguardando pela passagem da mesma junto à Capela do Bairro.
Um momento vivido com muita, muita emoção por parte de alguns dos nossos utentes aquando da passagem da imagem de Nossa Senhora.