23 de março de 2023 – Em uníssono celebrámos os 50 anos da Instituição.
Gala comemorativa com a Banda da Armada
2023 é um ano a celebrar… Celebrar 50 anos ao serviço da Comunidade da Cova da Piedade.
Durante estes 12 meses “temos e iremos” desenvolver várias iniciativas comemorativas, umas de caráter mais interno, outras dirigidas aos utentes ou até abertas à Comunidade, com o intuito de assinalar o nosso meio século.
Se o dia de aprovação dos estatutos, 6 de fevereiro foi assinalado de forma mais intimista, nos Equipamentos, com os utentes e trabalhadores (seniores e crianças), o dia 23 de março de 2023 ficou marcado por um grande encontro… Encontro da atual Direção com os atuais trabalhadores e utentes, os atuais fornecedores e parceiros sociais e outros tantos amigos da Instituição. Mas também de reencontrar todos aqueles que fizeram parte do nosso caminho.
Um dia para celebrar memórias queridas e criar novas, já que esta iniciativa ficará por muito tempo, marcada na memória de quem esteve presente.
A Gala de celebração dos 50 anos da Instituição, realizada no Teatro Municipal Joaquim Benite recebeu bem mais de 400 convidados para assistirem ao concerto dos nossos artistas convidados, a Banda da Armada Portuguesa. Dirigida pelo Maestro José Veloso, foram interpretadas 6 peças ao longo de uma hora de concerto.
Este momento foi precedido pela a apresentação de um filme da Instituição onde se pôde recordar o passado e sobretudo a premissa base da mesma: servir ao outro, com amor e não esquecendo as reais necessidades “da pessoa”, mas também da Comunidade…
“Amar é construir para os outros” sempre no “Coração da Comunidade”
No final do concerto a Instituição teve a honra de poder apresentar a estreia do seu novo hino, interpretado pela nossa “massa humana”: trabalhadores de todos os setores, utentes infância e seniores (incluindo também utentes da nossa próxima resposta social de apoio à pessoa com deficiência) e voluntários.
“Cinquenta Anos a Amar” tem letra de Maria Amélia Proença (trabalhadora da Instituição) e orquestração do Maestro Mário Rui Teixeira.
Antes do encerramento formal do Concerto (com apresentação conjunta da Banda da Armada e do Coro da Instituição) com a “Marcha dos Marinheiros”, decorreu o momento de discursos.
Para sinalizar o aniversário, a Câmara Municipal de Almada, na pessoa da sua Presidente, Dra. Inês de Medeiros, realizou nesse momento uma oferta à Instituição. A Presidente refere que no ano em que o Município também celebra meio século, não é fácil pensar em Almada, sem esta Instituição, cujos percursos são indissociáveis.
O nosso Presidente, Padre José Pinheiro, agradeceu aos presentes e recordou-nos que o serviço que prestamos, de qualidade visando sempre a dignidade de cada utente, nasce da fé cristã e que se torna visível a todos nas obras de amor ao próximo. Disse ainda, agradecendo á Banda da Armada, que a beleza e grandeza do concerto que tínhamos acabado de assistir, teve o poder de nos transportar para a beleza e grandeza dos gestos de todos os dias, de cada um dos nossos trabalhadores que, ao longo de 50 anos, construíram com dedicação e sacrifício esta nossa Instituição. O Pe. José Pinheiro pediu por isso uma salva de palmas para todos os trabalhadores presentes, não esquecendo aqueles que, já reformados, terminaram a sua carreira profissional na nossa casa.
A nossa história, em imagens e memórias: filme de celebração dos 50 anos
Créditos de Fotografias da Gala, “Paulo Imagens”