Foi um final de dia esplendido, o vivido na Quinta D. Manuel Martins no São Martinho 2021…

Preparado com entusiasmo pela Direção e por uma equipa há muito habituada aos desafios de festas comunitárias, esta iniciativa teve um gostinho especial, visto que foi o nosso regresso a atividades de maior dimensão após dois anos de interregno.

A Quinta D. Manuel Martins foi preparada para receber crianças e seniores nossos utentes, assim como todos os que aceitaram o nosso convite para realizar o seu “São Martinho na Quinta”… E, para nosso grande contentamento, terão sido mais de cinco centenas a passar pelo espaço ao longo do dia.

Aos aromas da Quinta, juntaram-se os da castanha assada de forma tradicional, o da fogueira com toros de lenha e, já mais ao final do dia, também o do chouriço assado. O típico caldo verde e a sopinha de legumes para os mais pequeninos, acompanhado pela bifana no pão, tortas, sobremesas e bolos, tudo caseiro, foram os petiscos preparados para os convivas; estavam tão saborosos que, ultrapassando todas as expetativas, esgotou-se o stock.

O grupo de ginástica da Cultura Aberta realizou uma sessão aberta e para as crianças a mudança de ambiente, de cores, texturas e cheiros proporcionados pela Quinta, foi a grande atividade deste dia.

Foi ainda sorteada uma serigrafia com o objetivo de angariar fundos para o projeto “As candeias”. Também com este objetivo, vários dos nossos fornecedores habituais colaboraram doando alguns géneros alimentares.

Mas, o nosso Dia de São Marinho iniciou logo pela manhã, com iniciativas temáticas nos Equipamentos de Infância, e simbologias nos de seniores, assim como uma sobremesa diferente: castanha e batata doce assada.

No Centro Comunitário Renascer viram a história de S. Martinho, ouviram músicas alusivas ao dia e de sobremesa, a batata doce.

A história da Maria Castanha, pintura de diferentes elementos da época e a decoração de um painel com as personagens da Lenda de S. Martinho, foram as iniciativas do Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro.

No Equipamento do Bairro, a Equipa teatralizou a lenda, numa versão  bem animada da mesma.

Temos fé e trabalharemos para que este tenha sido apenas o primeiro São Martinho na Quinta D. Manuel Martins, e que no próximo ano já contemos com a participação dos utentes do projeto “As Candeias”.

Anterior
Anterior

Bairro, Comunitário, Renascer e Ramalha com trabalhos premiados em concurso de Mobilidade Sustentável

Próximo
Próximo

Missa na Solenidade de todos os Santos, marca as diferentes iniciativas que nos lembram aqueles que já partiram