Celebração dos 15 anos de ordenação sacerdotal do Pe. José Pinheiro na Quinta D. Manuel Martins

15ASacerdPeJose_Festa (152).JPG

Na passada sexta feira, 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, celebrámos na Quinta D. Manuel Martins os 15 anos de sacerdócio do Padre José Pinheiro, Pároco da Cova da Piedade e presidente do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

Foi num comedido ambiente de festa, devido as restrições impostas pelo Covid-19, que paroquianos da Cova da Piedade, entre eles trabalhadores da Instituição e alguns membros do executivo da Camara Municipal de Almada (o vereador Dr. Miguel Salvado e o Diretor Municipal de Desenvolvimento Social, Dr. Mário Ávila) apresentaram as felicitações ao Padre José Pinheiro por mais um ano de ordenação sacerdotal.

Na homilia desta missa campal, concelebrada pelo Padre José Sisto (Vigário Paroquial), o Padre José Pinheiro começou por dar Graças a Deus por estes 15 anos de ministério sacerdotal, 9 dos quais ao serviço da comunidade da Cova da Piedade. Congratulou ainda os Padre Luis Ferreira (Vigário Episcopal para a Pastoral) e Marco Luís (Pároco de Almada), que também celebram o seu aniversario de ordenação sacerdotal nesta mesma data.

Falou das expetativas da Instituição para o local, a Quinta D. Manuel Martins, um espaço que face às suas características se espera como uma mais valia no trabalho a desenvolver no futuro Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da pessoa com deficiência (CACI), mas também para os utentes de infância e seniores… Um espaço onde, a comunhão com a natureza potenciará aprendizagens e retorno às origens, em especial para muitos dos nossos seniores.

Aos que prepararam esta celebração, o Pe. José dirigiu uma palavra de agradecimento pela dedicação demonstrada.

Aproveitando esta primeira abertura do local à comunidade, foi realizada a bênção do espaço, que a partir desta zona alta e de vista nobre sobre a cidade, é também um “(…) local onde contemplamos o Senhor e toda a beleza que nos rodeia, por Ele criada” (refere Pe. José).

Foi ainda deixado o convite aos presentes e à comunidade para visitarem a Quinta D. Manuel Martins.

Ao longo do percurso para o local da missa campal, no miradouro da Quinta, foi realizada uma exposição fotográfica retrospetiva do percurso sacerdotal do Padre José Pinheiro, recordando alguns dos momentos mais icónicos destes 15 anos (agradecemos a todas as entidades e pessoas que nos cederam imagens para esta exposição).

Por fim, e como não poderia deixar de ser, em dia de aniversario, foram cantados os parabéns e entregues as recordações que os vários grupos prepararam para o dia.

Nas nossas redes sociais foram várias as pessoas que felicitaram o seu Pároco por esta data, demonstrando o carinho sentido por todos.

15ASacerdPeJose_Festa (383)-2.jpg

Excerto da “

Oração a Nossa Senhora do Carmo” oferecida a todos os presentes

Ó Virgem do Carmo,

Mãe de Deus e nossa Mãe,

revestidos do Escapulário

como sinal do nosso amor para convosco

e da nossa decisão de viver com maior

autenticidade o Evangelho,

Vos pedimos:

Olhai com amor

o mundo em que vivemos.

Não permitais que o ódio vença o amor,

que a guerra destrua a paz,

que o mal domine sobre o bem.

Ó Virgem do Carmo,

fazei que as nossas famílias sejam pequenas igrejas onde Cristo,

Vosso Filho, seja o Rei dos corações e

estabeleça entre nós o seu reino de amor, justiça e fraternidade.

Anterior
Anterior

Cultura Aberta em terras do Luso: natureza, arte e gastronomia em 6 dias de passeio

Próximo
Próximo

Cinco anos a acolher sonhos de estudantes