4FCinzas-8.jpg
 
4FCinzas-7.jpg

A quarta feira de cinzas assinala o início da Quaresma, simbolizando o arrependimento pessoal de cada cristão. Na Eucaristia, o sacerdote traça uma cruz sobre na testa repetindo "Lembra-te que és pó, e em pó te hás-de tornar". Trata-se uma tradição que remonta aos primeiros séculos do Catolicismo, e que se foi adaptando com a passagem dos anos.

Esta tradição foi cumprida na Residência Nossa Senhora da Esperança, a 26 de fevereiro de 2020 na Eucaristia de cinzas, e adaptada à realidade das crianças, nos Equipamentos de Infância, através da realização de simbologias.

No Equipamento Bairro, as crianças assistiram mesmo à queima do ramo do qual se obtêm depois as cinzas (ramo da bênção de Domingo de Ramos do ano anterior), vivenciando esta experiência na totalidade, nomeadamente através dos aromas deixados no ar pelo alecrim e rosmaninho.

Bairro_26fev20-2.jpg
Renascer-3.jpg
Ramalha.jpg
IMG_20200227_143639.jpg

Uma Caminhada Quaresmal tem maior sentido quando feita em comunhão com toda a Igreja, pelo que residentes, trabalhadores e pessoas da comunidade uniram-se na Eucaristia das cinzas, realizada pelas 11h00 na Residência Nossa Senhora da Esperança.

Segundo o pároco e Presidente da Instituição, Padre José Pinheiro, a caminhada que cada um deve traçar nesta Quaresma passa pela oração, jejum e esmola: oração para abrir o coração a Deus, jejum não só físico de pensamentos não cristãos, e esmola pela entrega de nós próprios no apoio a quem precisa.

Recorda ainda, numa plateia maioritariamente sénior, uma frase com imenso significado nesta época: “Nós nascemos velhos e morremos novos” visto que em cada Quaresma rejuvenescemo-nos, sendo chamados a crescer um pouco mais, ano após ano, para O Senhor.

Anterior
Anterior

Sopa Solidária e Via-Sacra, à sexta-feira, durante a Quaresma, na Paróquia da Cova da Piedade

Próximo
Próximo

Brincar ao Carnaval no Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro