Brincar ao Carnaval no Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro
Já estamos em tempo de Quaresma, mas ainda pretendemos recordar as iniciativas levadas a cabo em todos os Equipamentos da nossa Instituição na época carnavalesca.
O Carnaval, período de alegria e diversão, antecede e liga-se também ao tempo de reflexão que caracteriza a Quaresma: “O dia de Carnaval (…) está ligado ao início do tempo da Quaresma, com as Cinzas, em datas determinadas pela Páscoa.” (Fonte: Agencia Eclesia)
Na passada sexta feira 21 de fevereiro, foi realizado um animado Baile de Carnaval na Residência Nossa Senhora da Esperança, contando com a presença de utentes deste espaço e da Casa de São Paulo, membros da Cultura Aberta e trabalhadores. Não se olhando a questões como a idade ou relação de cada um com a nossa Instituição, todos partilharam das músicas apresentadas ao vivo pelo duo “Maxi&Som”, e com dança a pares, dança de roda, ou os habituais comboios, a sala agitou-se durante a tarde. Todos os nossos residentes, com espírito para este tipo de festejo, usaram máscaras completas ou apenas pequenos acessórios de Carnaval. Já no grupo de trabalhadores que estiveram presentes, a grande maioria aderiu à brincadeira, e trajou diferentes indumentárias.
---------- slideshow de imagens -------------
Nos nossos quatro Equipamentos de infância, as festas de Carnaval, apesar de terem iniciado na sexta-feira, tiveram o seu apogeu na segunda-feira de Carnaval. Em todos os nossos espaços foram realizados bailes e desfiles de máscaras.
No Centro Comunitário Renascer, as crianças realizaram ainda um desfile de chapéus criados em casa, numa atividade escola-família promovida por este Equipamento. Tratou-se de um desafio lançado às famílias, como forma de sensibilizar para o reaproveitamento de materiais.
No Bairro, para além das tradicionais brincadeiras, foram ainda organizados momentos de atividade mais orientada pela equipa, nomeadamente jogo de limbo e jogos de movimento, sempre ao som de animada música carnavalesca.
O Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro encontrou um tema para o seu Carnaval: Super Heróis do Ambiente. Cada criança levou uma capa construída em materiais de desperdício e no CATL as crianças realizaram uma máscara.
Na Creche e Jardim de Infância da Ramalha, as crianças realizaram em sala um acessório de carnaval com materiais reciclados.