Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro assinalou o Mês da Prevenção aos Maus Tratos

MesAbril_Bairro2 (3).JPG

Abril é já conhecido como o mês onde, um pouco por todo o mundo, se desenvolvem iniciativas que visam alertar para a prevenção aos maus tratos na infância.

Desde há vários anos temos vindo a concretizar atividades junto das nossas crianças, reforçando a importância deste tema.

Em 2021, com a cooperação de muitas famílias, os quatro Equipamentos levaram a cabo iniciativas diversificadas, cujos principais objetivos foram promover os direitos das crianças, a importância das relações de proximidade, parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral para o tema. Algumas delas não se cingiram ao espaço de sala, sendo dirigidas ao olhar de todos os transeuntes.

Placares com laços e pequenas fitas azuis nos pulsos ou nos gradeamentos foram uma das iniciativas do Equipamento Bairro, do Centro Comunitário Renascer e da Creche e Jardim de Infância da Ramalha.

Os “laços azuis humanos” e “pequenos corações em grupo” fizeram ainda parte das atividades, em todos os locais.

No Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro as famílias foram desafiadas a vestirem-se de azul e a fotografar esse momento; o resultado foi um grande laço familiar com as partilhas vindas de casa. Este Equipamento fez também parte de um circuito de passagem de um grupo de motares de Almada, numa iniciativa organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada (CPCJ).

Também os seniores se uniram à causa, com pequenas decorações alusivas ao tema e diálogos com a equipa.

Não só neste mês que findou, mas sempre, devemos ser agentes de mudança, e vamos continuar a abordar este tema e os Direitos da Criança, junto dos nossos pequenos utentes.

MesAbril_SaoPaulo.jpg
Anterior
Anterior

No Dia Mundial da Criança – damos a conhecer o novo projeto “As Candeias”

Próximo
Próximo

Em tempo de profunda crise vamos iniciar a construção de mais um grande equipamento social na Cova da Piedade