Em tempo de profunda crise vamos iniciar a construção de mais um grande equipamento social na Cova da Piedade
Estes são dias de alegria na nossa Instituição!
Na mesma semana, dois grandes passos foram dados para a execução do projeto da Residência Nossa Senhora da Piedade.
Após o lançamento da primeira pedra em setembro de 2018, este projeto saí finalmente, dois anos depois, do formato papel e materializa-se com o início da obra.
No dia 27 de abril, foi assinado o contrato de empreitada da construção com a empresa vencedora do concurso publico, DST “Domingos da Silva Teixeira, SA”. A nossa Direção e o representante legal da mesma, Dr. Joaquim Teixeira, juntaram-se para firmar legalmente esta parceria.
Com projeto arquitetónico do Arquiteto Eduardo Porfírio, a obra tem 14 meses como prazo de execução, resultando um edifício moderno, seguro e acolhedor, plenamente integrado no plano urbanístico da zona, e com resposta para 70 utentes e a criação de 40 novos postos de trabalho.
Já no dia seguinte, 28 de abril, tivemos a honra de acompanhar a Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dra. Inês de Medeiros numa visita ao local da obra. O diálogo fluiu entre as expetativas da nossa Instituição neste projeto, e o retorno que temos recebido da comunidade sobre o mesmo.
Na continuidade desta visita, e ainda na Rua Francisco Ferrer, encontra-se a Quinta D. Manuel Martins. Neste ambiente natural, houve a oportunidade para mostrar as novas hortas, a zona panorâmica e ainda o interior da “Casa da Quinta”, espaço que gostaríamos de conseguir recuperar, promovendo uma solução que o tornasse sustentável.
Já no centro da Romeira, uma visita ao local de outro projeto: “As Candeias”, nome do nosso futuro Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) destinado à pessoa com deficiência. Á espera de ser aprovado pelo PARES (Programa Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), e por essa razão ainda sem data de arranque da obra, pudemos perceber a preocupação da Exma. Sra. Presidente, e deste executivo, nesta área social e a vontade comum na chegada da “luz verde” para esta Resposta Social.