O nosso Centro Paroquial está de PARABÉNS “Dai-lhes vós mesmo de comer…” (Lc 9, 12)
O nosso Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro celebra hoje, dia 6 de fevereiro, 48 anos de existência. Já são várias as gerações que ficaram marcadas pelos nossos cuidados materiais e espirituais inspirados e alimentados pelo Evangelho de Jesus Cristo.
A nossa obra social nasce de um mandato do próprio Jesus Cristo aos seus discípulos quando perante uma multidão faminta de mais de 5 000 pessoas, contra toda a lógica da razoabilidade humana lhes diz algo tão extraordinário como isto: “Dai-lhes vós mesmo de comer…” (Lc 9, 12).
É assim que desde então Jesus vai pondo à prova os seus discípulos. Foi o que sentiram os primeiros voluntários da nossa paróquia da Cova da Piedade nos anos sessenta. Entusiasmados e confirmados pelo Padre António Sobral que, em 1973, toma a iniciativa de fundar esta nossa instituição. Apenas dois anos mais tarde, 1975, chega a esta paróquia o Padre Ricardo Gameiro, pastor zeloso e apaixonado que dá continuidade e consolida esta obra social, ao longo de 37 fecundíssimos anos.
Queremos agradecer a Deus este caminho feito. Estamos gratos por nos ter escolhido, por ter confiado em nós. Percebemos claramente a presença de Deus naqueles a quem servimos e nos trabalhadores com quem vamos fazendo este caminho. Deus nunca abandona aqueles que escolhe.
Celebramos este nosso aniversário em plena e dramática vaga de Covid-19. Estamos a viver talvez um dos momentos mais difíceis da história da nossa instituição. Há já um ano que os nossos trabalhadores vivem num sobressalto constante na missão de cuidar da nossa comunidade mais idosa. Graças a Deus nunca nos faltou a coragem e a determinação, conscientes que esta obra é primeiramente de Deus e só depois é nossa.
Este ano recebemos um presente antecipado. Os nossos idosos e os trabalhadores que deles cuidam diretamente, foram esta semana vacinados com a primeira dose da vacina. Não vamos relaxar nos cuidados de segurança, mas foi um suspirar de alívio.
Neste momento estamos a trabalhar em três projetos, todos na Romeira, que irão resultar em novas respostas sociais. A Residência Nossa da Piedade, residência para idosos (ERPI), “As Candeias”, Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e lar residencial para pessoas com deficiência e, finalmente, a Quinta D. Manuel Martins, que será um espaço pedagógico, cultural, lúdico e ecológico, transversal a todas as nossas respostas sociais e aberto a toda a comunidade.
Estes 48 anos de existência da nossa instituição é mérito de todos os que nela serviram, direção, trabalhadores, voluntários e benfeitores. Queremos também agradecer às famílias dos nossos utentes que tantas vezes com grande sacrifício honraram o pagamento da sua mensalidade, contribuindo para a nossa sustentabilidade.
É na resposta a esta mesma ordem de Jesus que continuamos a trabalhar hoje com alegria e entusiasmo ao serviço desta comunidade.
Parabéns a toda a comunidade e o nosso obrigado a todos.
Com amizade, o vosso,
Pe. José Pinheiro
Presidente da Direção