“As Candeias” finalmente o novo projeto na Cova da Piedade, totalmente vocacionado para a pessoa com deficiência
2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias e data que ganha um novo significado na nossa Instituição…
Ontem, terça feira celebrou-se, à porta fechada, uma missa presidida pelo Pe. José Pinheiro, no nosso equipamento localizado na Romeira. Anteriormente conhecido como Jardim Infantil da Romeira, será daqui a precisamente 365 dias, segundo a pretensão da nossa Direção, inaugurado com uma nova identidade e uma nova resposta social totalmente vocacionada para a pessoa com deficiência:
Um sonho que nasceu há mais de três anos, e que foi avançando vagarosamente, mas sem nunca perder o ímpeto da sua importância na comunidade. Esteve sim, a aguardar condições favoráveis para ser operacionalizado, assim como as necessárias autorizações de parceiros como a Segurança Social, o Ministério da Defesa (pela proximidade à Base Naval do Alfeite) e Câmara Municipal de Almada. Nesta altura, e contando com uma resposta favorável à candidatura ao Projeto PARES 3.0, pretendemos avançar com as obras de conversão do edificado.
Conjuntamente com a requalificação a decorrer na zona envolvente, acreditamos que, para além da importância social deste tipo de resposta no nosso Concelho (ou mesmo Distrito), esta intervenção irá contribuir para o renascimento da Romeira.
Segundo o acordo de cooperação, já confirmado pelo Instituto de Segurança Social, prevê-se que opere para 30 utentes que contarão com: 4 salas atividades, 2 quartos individuais, 2 quartos triplos, 11 quartos duplos e instalações sanitárias com acessibilidades, para além de habituais espaços comuns neste tipo de resposta (2 Salas de Convívio e Refeições, 1 ginásio, 1 sala fisioterapia, 1 sala snoezelen, 1 espaço banho assistido, 1 sala AVD’s, 5 gabinetes técnicos, 1 sala reuniões, cozinha, lavandaria, copa, sala de pessoal).
A ligação à rede local que acompanha estas famílias nunca esteve esquecida, e ao longo deste tempo fomos entreabrindo portas, e recebendo pedidos de integração, constituindo para já, uma lista de possíveis destinatários e interessados. Permitiu-nos escutar as necessidades e os interesses das pessoas e suas famílias, e iniciar este caminho, acompanhando e de alguma forma dando um resquício de esperança a quem nos procurou.
Daqui a um ano, fazemos votos de vos relatar a inauguração deste espaço... Acompanhe e ajude-nos na concretização de mais este sonho!
Caso tenha interesse marque entrevista para apresentar a sua situação, ou se pretende contribuir para este projeto, envie mail para infor@cparoquial-covapiedade.pt