Em mês de festas de Santos, do ano 2023, aproveitamos a época para juntar utentes, comunidade e famílias e celebrar, com alegria, não só o ano letivo que se aproxima do fim, como também a vida.

A 13 de junho 2023, no Arraial Sénior, realizado na Residência Nossa Senhora da Esperança contámos com a animação do artista Benny Pascoal que animou a tarde.

O nosso jardim interno foi decorado a rigor e recebeu os três Santos Populares, São João, Santo António e São Pedro, numa teatralização realizada por utentes das nossas Estruturas Residenciais para Idosos (Residência Nossa Senhora da Esperança, Casa de São Paulo e Residência Nossa Senhora da Piedade).

Um sucesso garantido é sempre a Marcha Sénior, composta por utentes, trabalhadores e voluntários… Neste ano de 2023 foi composta por uma dezena de pares e apadrinhada pelos professores voluntários Ana Damaso e Francisco Balsinha (Centro de Convívio “Cultura Aberta”).

Petiscos, doces, bebidas frescas e bailarico completaram o final de tarde.

 

Na noite quente de São João, foi a vez de celebrar com os utentes de infância. Este ano, a festa foi realizada no nosso primeiro Equipamento, o Bairro. Famílias e crianças dos quatro Equipamentos (Bairro, Centro Comunitário Renascer, Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro e Creche e JI da Ramalha) juntaram-se e jantaram ao ar livre, animados pela equipa da RDK.

Na abertura da festa, foi ainda apresentado o Hino da Instituição, com um grupo intergeracional onde estavam representadas todas as nossas respostas sociais, assim como trabalhadores.

Partilhamos ainda as quadras realizadas pela nossa aluna Eliza Piçarra (da Cultura Aberta), que tão jovialmente traduzem esta época e as vivências da nossa Instituição:

Santo António de Lisboa,

Acordou, sobressaltado,

Tinha noivos para casar

E estava bem atrasado

 

Saiu lá do seu quartinho,

Depressa se paramentou,

Noivos e noivas, juntinhos,

Abençoou e casou.

 

Santo António saiu à rua,

Na sua alegre aparência,

Já muito sumira a lua,

Quando entrou na Residência!

 

Ó meu rico Santo António,

Santinho da sapiência

Após tanto matrimónio,

Bem-vindo à residência.

 

Santo António vem cá ao jardim,

E entra na nossa festança,

Que junto de ti e de mim,

Está a nossa Senhora d´Esperança.

 

Bons cheiros andavam no ar,

Desde a flores à sardinha assada,

Santo António foi-se sentar

Para uma tarde bem passada.

 

Ouviu cantar com talento,

Raparigas de antigamente,

Com os rapazes do mesmo tempo,

Cantou o Santo António alegremente.

Anterior
Anterior

“Nós, nos anos 70” foi o tema da festa de encerramento 2022-2023 da Cultura Aberta

Próximo
Próximo

Quando as crianças brincam…