Quando as crianças brincam

E eu as oiço brincar,

Qualquer coisa em minha alma

Começa a se alegrar.

 

E toda aquela infância

Que não tive me vem,

Numa onda de alegria

Que não foi de ninguém.

 

Se quem fui é enigma,

E quem serei visão,

Quem sou ao menos sinta

Isto no coração. (Fernando Pessoa, em “Poesias”, 1995)

E foi a brincar que vivemos o dia de 1 de junho de 2023, Dia da Criança…

As nossas crianças, mas também os nossos adultos (trabalhadores), soltaram a imaginação e a energia, e aproveitaram este dia especial para apenas… “brincar”.

 

Na Creche e Jardim de Infância da Ramalha a manhã das crianças de Creche foi passada em insufláveis no exterior. Mas também dançaram, tocaram instrumentos de percussão, jogaram e fizeram bolas de sabão. À hora de almoço, uma refeição com sabor de pic-nic, no exterior.

Já o pré-escolar rumou ao parque temático “Badoka Park” onde para além da diversão, contactaram com vários animais em habitat natural… Mas também trouxeram algumas aprendizagens a nível da consciência ambiental, pois tal como sempre defendemos nas nossas metodologias pedagógicas, a brincar aprende-se!

No Centro Comunitário Renascer celebra-se este dia duplamente… É dia da criança, mas também dia de aniversário do espaço!

Num dia de maiores liberdades, as crianças puderem desenhar e deixar pensamentos, em  giz no chão. Tendo em conta as idades foram também criadas atividades distintas: em Creche, uma sala sensorial (som, imagem e texturas) e uma gincana de grupo; em Pré-escolar uma hora do conto e também uma gincana. O êxtase destes grupos deveu-se no entanto, aos insufláveis disponíveis durante todo o dia; também o CATL, depois das atividades escolares pôde deliciar-se, saltitando. 

O Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro preparou tudo para um dia especial… Decoração de todo o espaço e uma zona de fotografias recebiam as crianças e famílias. Mais tarde, um teatro para os grupos (A Mosca Fosca, apresentado pela equipa pedagógica). As refeições foram servidas no exterior, em jeitinho de pic-nic.

O Equipamento Bairro transformou-se num parque fantasia… Materiais de sala e várias tendas foram colocados no exterior, criando um ambiente de fantasia para todos… Cada recanto do parque, plenamente conhecido pelas crianças, levou a novas descobertas, com as alterações realizadas… Logo na entrada uma cortina de fitas e um setting de fotografias anunciava o que iriam encontrar no interior do espaço.

Foram ainda dinamizadas horas do conto, com distintas histórias para creche (Berço e A Nossa Creche) e pré-escolar.

O CATL, no regresso da escola, ainda usufruiu do “Bairro fantasia” e dinamizou jogos tradicionais em equipa.

As nossas equipas saíram desta jornada convictas de que, mais uma vez, criaram momentos para mais tarde serem recordados!

Anterior
Anterior

Em época de Santos, celebrámos Santo António e São João em dois arraiais (seniores e infância)!

Próximo
Próximo

Três odes à importância da família: Abril, mês da prevenção aos maus tratos infantis, Dia da mãe e Dia da família!