Caminhamos acompanhados, sempre, pelo nosso Anjinho da Guarda
Anualmente, celebramos a 2 de outubro, o Dia do Anjo da Guarda.
Tendencialmente associado às crianças, na nossa Instituição é uma celebração extensível a todas as idades e respostas sociais; cremos que, a existência de um anjo que acompanha cada um de nós diariamente, é um dom de Deus, pelo que deve ser sempre celebrado.
Neste ano de 2020, foi entregue uma pequena pagela todas as famílias e utentes seniores… Utilizando parte de uma gravura de um grande mestre da pintura italiana, Rafael Sanzio, procurámos marcar a data, e quem sabe, incitar a curiosidade artística de utentes e de quem nos acompanha digitalmente.
Quanto à infância, respeitando sempre o credo de cada um dos nossos utentes/famílias, para além da “oração ao anjo da guarda” dinamizámos neste dia específico, algumas atividades, com vista à introdução do tema:
Recorrendo à literatura, na Creche e Jardim de Infância da Ramalha foi trabalhada a história do Anjinho da Guarda e no Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro o livro “O Anjo da Guarda do Avô” de Jutta Bauer.
Em todos os Equipamentos de infância dominaram ainda os trabalhos plásticos, de forma individual ou coletiva, e à medida de cada idade e respetivas capacidades.
Um trajeto transversal a todas as idades com vista a que percebamos que “caminhamos acompanhados” por aquele que é… O nosso Anjo da Guarda!