Três odes à importância da família: Abril, mês da prevenção aos maus tratos infantis, Dia da mãe e Dia da família!
Foi assim que aconteceram, na Instituição…
Família é, ou deverá ser, a pedra basilar na vida de cada pessoa… Lugar de abrigo e base de sobrevivência, segurança, amor, cuidado, é espaço de convivência, de amparo, de partilha e de educação. A família deverá ser inerentemente, o lugar onde cada um de nós “estará em Deus”.
Nem todas as famílias funcionam da mesma forma, nem todas satisfazem os seus elementos numa ou em várias fases da vida, mas cabe-nos, a cada um, o esforço de “alimentar” a sua, e enquanto cidadão, de fazer o seu papel na defesa desta tão importante instituição social.
Associado a esta premissa, surge o movimento da prevenção aos maus tratos na infância em 1989, celebrado no nosso país durante o mês de Abril.
Nos nossos Equipamentos, procurou-se despertar a consciência social em relação aos maus-tratos, sendo as crianças os próprios educadores sociais nas suas famílias, quanto à prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.
O Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro, aplicou uma faixa no edifício para ser visualizada pela comunidade e desafiaram as famílias a colocarem um laço azul na janela de suas casas.
No Equipamento Bairro / A Nossa Creche, a simbologia dirigida à comunidade incluía também alguns dos direitos das crianças.
No Centro Comunitário Renascer foi exposto um trabalho coletivo com desenhos das crianças e direitos das mesmas.
Na Creche e JI Ramalha num momento comum, todas as famílias com as suas crianças, colocaram a fita azul na entrada exterior deste Equipamento.
A Residência Nossa Senhora da Esperança e Casa de São Paulo produziram um vídeo de apoio a esta causa.
Todos os locais realizaram ainda, em simultâneo um laço humano, no dia 28 de abril 2023.
Chegado o mês de maio, celebra-se uma outra importante data familiar… O dia da mãe, das cuidadoras e/ou de todos os que assumem esse papel na vida de outrem…
Começando pelas avós/mães, as nossas utentes de Centro de Dia e da Residência Nossa Senhora da Esperança elaboraram e receberam colares, realizados com flores do jardim deste Equipamento.
Na nova Residência, Nossa Senhora da Piedade, os utentes participaram numa tertúlia “O que é ser mãe”, com enfoque na partilha de experiências e descobertas.
Nos Equipamentos de infância, todas as salas realizaram presentes para levar para casa, e nalguns dos locais, atividades de família em sala ou a nível de todo o Equipamento, como seja o caso do Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro e do Bairro, que convidaram as mães/cuidadores a participar numa atividade com as suas crianças.
A Creche e Jardim de Infância optou por celebrar a globalidade da família no Dia Internacional da Família, com uma dança conjunta, dinamizada no ringue da Ramalha. Após esse momento, e com a colaboração das próprias famílias, seguiu-se um momento de confraternização com um lanche!
Também o Comunitário juntou as famílias para um final de tarde conjunto: uma sessão de dança com escolha musical realizada pelas próprias crianças, lanche e setting para fotografias.
A Residência Nossa Senhora da Piedade, juntou os seus residentes e familiares para assistir ao espetáculo do “Grupo Coral e Instrumental Ventos e Marés” que animou a tarde com canções antigas. Seguiu-se um lanche partilhado e o fim de tarde terminou com uma sessão fotográfica.