Dia de Reis 2025 na Instituição
Encerrar a época de festas natalícias, acontece tradicionalmente no Dia de Reis.
Crianças e seniores realizam neste dia atividades inter-geracionais e na/com a comunidade.
A “Cultura Aberta” foi a primeira a celebrar o dia, com participação da Tuna Sol&Dó no “Vamos Cantas as Janeiras 2025” promovido pela Câmara Municipal de Almada e realizado no Solar dos Zagallos. Fomos um dos 17 grupos que atuaram nessa noite, interpretando 3 músicas.
As crianças da Creche e Jardim de Infância da Ramalha saíram para cantar as janeiras e desejar um bom ano à comunidade e à Residência Nossa Senhora da Esperança. Também receberam a visita das turmas de 4º ano da EEB1 do Pragal. Algumas tinham frequentado o nosso jardim de infância, e puderam rever as suas professoras.



A sala Amarela do Centro Comunitário Renascer descobriu, com vários sentidos o tão famoso bolo-rei: as frutas coloridas e os frutos secos, como são e cheiram e com o paladar, provaram-no. Todas as crianças gostaram muito do sabor e “… decidimos fazer em sala minis bolo-rei para poderem partilhar com as suas famílias. Já viram o resultado? Ficaram lindos e saborosos”.





As crianças do pré-escolar do Centro Comunitário da Cova da Piedade/Laranjeiro passearam pela comunidade envolvente para cantar as janeiras e oferecer coroas com uma mensagem alusiva. Foi uma alegre manhã rica de afetos e alegria, de uma tradição deste Equipamento. A Creche também vivenciou o dia, oferecendo coroas a todas as salas, espalhando votos de um bom ano.
No dia de Reis, no Equipamento do Bairro, as crianças foram para a rua, dar um bom ano a toda a gente. Encabeçaram coroas feitas a gosto, cantaram e encantaram com a oferta de pequenos Reis que simbolizavam os grandes Magos.
Visitaram os “avós da Residência Nossa Senhora da Piedade” levando alegria à sua hora de almoço.
Ao lanche, as crianças desfrutaram dos docinhos recebidos pela manhã.
A Casa de São Paulo recebeu a visita das crianças que apresentaram canções e instrumentos musicais. De tarde, o Grupo de Cantares Tradicionais da Incrível Almadense que animou os utentes, famílias e colaboradores.