Duas experiências artísticas de um grupo de 11 utentes seniores, resultam em exposição de arte na nossa Sede

“Às quartas no Museu” traduz o nome da atividade e foi agora transformada em mostra dos trabalhos resultantes desses encontros... Patente até 8 janeiro 2025, resulta de um trajeto criativo realizado ao longo de vários meses por onze dos nossos utentes (Residência Nossa Senhora da Esperança e Centro de Dia), agora artistas em crescimento.

Guiomar, Dulce, Catarina, Dulce, Lurdes, Salvador, Fátima, Filipe, António, Regina Lídia e a nossa colega Paula, rumaram semanalmente ao Museu da Cidade de Almada, às quartas-feiras, para duas horas de exploração de técnicas de desenho, orientadas pela Cyntia do Serviço Educativo (uma parceria com a Câmara Municipal de Almada).

Segundo a mentora, desde há muito que havia intenção do Museu da Cidade em dinamizar o espaço educativo para a população sénior, e foi este o primeiro passo. Para o futuro, o interesse de ambas as Entidades na abertura de mais um horário para que um segundo grupo, possa iniciar o caminho percorrido pelos nossos residentes, tamanho o sucesso desta iniciativa.

Apesar de algumas dúvidas iniciais dos participantes, a evolução foi exponencial e o autorreconhecimento das capacidades adquiridas, deixou-os bastante satisfeitos:

 “Experiência muito boa, desenvolvi o que nem sabia existir, manual e mental… Estou de parabéns!” (Lurdes, utente de Centro de Dia)

“Gostei deste curso, abriu-me o coração” (Fátima, utente de ERPI)

Temas como escultura, desenho ao vivo, desenho simbólico, formas, retrato e textura, foram abordados e condensados em livros individuais para esta exposição.

A 27 de dezembro 2024, os participantes deste atelier reuniram-se no local de exposição, para em conjunto poderem ver a compilação dos seus trabalhos e os dos colegas, e falarem um pouco da sua experiência.

Com avaliação muito positiva, esta será uma parceria a manter para o ano 2025.

Outra manifestação artística presente nesta exposição, a pintura, é o resultado do trabalho semanal desenvolvido há alguns anos junto dos nossos utentes, pelo artista plástico João Moreira (voluntário muito acarinhado na nossa Instituição). Baseado numa abordagem mais relacional, seu atelier apesar de promover a aprendizagem de técnicas, assenta nos interesses pessoais, e sobretudo na relação estabelecida com cada um dos participantes, razão pela qual, os trabalhos em exposição são tão diversificados: desenho à vista de elementos do quotidiano, expressão com base nas técnicas de artistas conhecidos, reprodução, pintura livre, …

Esta é também uma atividade dinamizada há algum tempo e que se pretende que faça parte do nosso Plano de Atividades durante muito mais, pois a arte tem um verdadeiro e extraordinário papel no envelhecimento ativo… E quando agregada a carinho, paciência e escuta ativa dos seus mentores, apoia a alegre vivencia do dia-a-dia, um dos nossos pilares do trabalho em ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas).

 

Biblioteca da Residência Nossa Senhora da Esperança (Rua Ramiro Ferrão N.º 38 Cova da Piedade 2805-348 Almada)

23 dezembro 2024 a 8 janeiro 2025

Segunda a sexta-feira, 10h30 - 17h00

Entrada Livre

Anterior
Anterior

Dia de Reis 2025 na Instituição

Próximo
Próximo

Festas de Natal da Instituição, celebram a união desta que é (também)a nossa família, e o nascimento de Jesus