A brincar aprende-se sobre a vida dos Santos: Dia de Todos os Santos 2020

Renascer_TdsSantos20 (6).jpg

Assinalar e celebrar as datas do calendário litúrgico é habitual na Instituição. Muitas vezes, o envio de pagelas com pequenas orações são a forma da Instituição chegar também ao seio familiar.

PagelaSeniores2020.jpg

Mas as iniciativas começam, na verdade em sala (seja nos seniores ou na infância), onde os temas são trabalhados de múltiplas formas.

Este ano, pelo Dia de Todos os Santos, decidimos realizar com as crianças um jogo de memória com imagens de nove Santinhos. Esta forma lúdica de apresentar o tema, aguçou ainda mais o interesse das crianças que, através do “jogo” desenvolvem várias capacidades, assim como, interiorizam de forma mais livre, a história de vida de cada um dos Santinhos. Tal, refletiu-se nos ingénuos comentários das nossas crianças, a propósito do que os educadores lhes iam transmitindo durante a dinamização da atividade:

“Papa João Paulo II… Eu também como papa!”
“…é como o papa Formigas!”
“Santinhos… é quando se faz atchim!”
— Crianças de salas de Pré-escolar do Bairro

No Centro Comunitário Renascer, as atividades desenvolvidas conduziram ainda a outro género de aprendizagens: conversas sobre o significado do dia e sobre a tradição Portuguesa do Pão por Deus, a canção de Santa Teresinha de Jesus e ainda o trabalho sobre o ciclo do pão.

Nas respostas seniores, não sendo possível este ano a participação direta nas eucarísticas, foi entregue uma pagela com a Leitura do Dia.

“(…) somos chamados a tornar-nos santos precisamente vivendo com amor e oferecendo o testemunho cristão nas ocupações diárias.”
— (Papa Francisco, 19 novembro 2014)
Anterior
Anterior

A terra não tremeu, mas o exercício de prevenção sísmica ajudou a preparar-nos para a situação.

Próximo
Próximo

“No conhecimento está o ganho!” - Sessões de sensibilização aos procedimentos face a situações de incêndio