“No conhecimento está o ganho!” - Sessões de sensibilização aos procedimentos face a situações de incêndio
No âmbito do nosso Plano Anual de Atividades e da área de conhecimento do mundo (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar), as nossas equipas de pré-escolar desenvolveram atividades para sensibilizar as crianças, quanto à prevenção e quanto às medidas a tomar numa situação de incêndio (ou similar a nível de risco).
Este ano, as restrições impostas pelo Plano de Contingência, impossibilitaram a total e conjunta evacuação dos edifícios, para o ponto de encontro exterior. A imaginação foi acionada, e as equipas encontraram estratégias múltiplas, para que as crianças interiorizassem as normas e procedimentos.
Na creche, onde o vivenciar das situações acaba por representar uma maior aprendizagem, as crianças das salas de dois anos, realizaram, de forma isolada, exercícios de evacuação e falaram, de forma mais lúdica, sobre o tema. Os restantes grupos fizeram exploração de materiais.
Já nas salas de pré-escolar, projetos de pesquisa, trabalhos plásticos, ou reuniões de grupo com partilha de opiniões, foram o grande mote de aprendizagem; sempre que as condições permitiam, foram também realizados exercícios de evacuação da sala/edifício.
O Centro Comunitário Renascer utilizou ainda uma técnica especial para que as suas crianças memorizassem o número de emergência nacional… Aprenderam através das faces: uma boca, um nariz, dois olhos = 1 1 2.
Foram estes os recursos pedagógicos encontrados, alternativos aos habituais simulacros gerais, para falar sobre riscos e respetivas medidas de preparação, prevenção e proteção.