O melhor Natal esteve nas nossas mãos – Festas de Natal da Instituição
Desde o dia 14 deste mês de dezembro, temos vindo a realizar as festas de Natal em cada um dos nossos Equipamentos.
Uma nova fórmula, já que tendencialmente realizavam-se em dois grandes momentos: seniores e infância. No presente ano, e deixando fluir a imaginação de cada um dos locais, equipas e grupos de utentes, as festas foram preparadas segundo cada realidade.
Dois conhecidos temas de Natal na Festa da Creche e Jardim de Infância da Ramalha
As salas de berçário e 1 ano mostraram os mais pequenos dos nossos utentes num vídeo com a temática “Brilha, brilha lá no céu”. Ainda no encontro da creche, as crianças da sala dos 2 anos cantaram a música “Estrela Guia”.
Seguiu-se a apresentação do pré-escolar com a teatralização do conto “Certa Noite num estábulo” realizada com muita imaginação pela inserção de músicas infantis portuguesas.
Os temas escolhidos neste dia 14 de dezembro de 2022, procuraram trazer a cena o nascimento de Jesus e valores que esta equipa fomenta no seu trabalho pedagógico com as crianças: amizade, partilha e altruísmo.
No final da apresentação, um presépio humano (com crianças e equipa) culmina a própria história (que narra uma noite especial de uma vaquinha hospitaleira, que vai acolhendo os animais do frio e que é recompensada no final da mesma, ao ser a escolhida para aquecer e proteger o Menino Jesus).
Todos juntos, crianças, equipa e famílias terminam com a música “A todos um bom Natal” e uma chuva de estrelas brilhantes.
Convívio e partilha num almoço natalício do Centro de Convívio “Cultura Aberta”
Bem ao género do nosso Centro de Convívio, onde a aprendizagem conflui com a camaradagem e alegria, alunos e professores reuniram-se para um almoço de natal (no dia 16 de dezembro) onde para além dos momentos livres de lazer, foram apresentadas algumas das aulas que são dinamizadas na Cultura Aberta.
Iluminação do Pinheiro, termina momento de festa no Renascer
A 16 de dezembro realizou-se a Festa de Natal do Centro Comunitário Renascer.
Também aqui as crianças de berçário e 1 ano assistiram com seus pais a um filme previamente gravado em sala onde, junto à lareira, brincaram com decorações natalícias.
Já ao vivo, as salas de 2 anos dançavam e cantavam ao som das músicas “Sininho” e “Natal Africano”.
As crianças de pré-escolar apresentaram coreografias ao som de músicas natalícias: a Sala Vermelha o “Entrai pastores” e a Verde os “Reis Magos”.
O CATL cantou e tocou a música “Tambor”, e foi ainda responsável por um presépio humano que ilustrou a festa durante toda a sua duração.
Um último momento de confraternização foi realizado com a lenda do “Pinheiro de Natal”, seguindo-se a simbologia da sua iluminação e a entoação da canção “Estrela Guia”.
Os desejos de uma avó mostraram o espírito de Natal no Centro Comunitário da Cova da Piedade/Laranjeiro
Os Desejos de Natal foram o fio condutor de toda a festa (realizada no dia 20 de dezembro), onde foram elencados os desejos de uma avó e suas netas: a magia, o amor, felicidade e uma família unida.
Por sala, as crianças foram apresentando coreografias com os temas: a sala de 2 anos, o desejo de um natal branco… a neve. A sala Mil Cores a luz e alegria trazida pelo pinheiro de Natal. A Sala azul cozinhou as broas de mel, indispensáveis na mesa desta avó, e por fim o CATL foi a família reunida para celebrar o nascimento do menino.
No final, todos em palco e juntamente com a animação das famílias, cantaram “É natal”, música à qual se seguiu um presépio humano realizado por vários elementos da equipa.
Dois estilos musicais em destaque na festa da Casa de São Paulo
A festa da Casa de São Paulo aconteceu no dia 21 de dezembro. Os residentes puderam ver o resultado final de um projeto levado a cabo pela equipa: uma “rapsódia de imagens” com a música de Natal da RFM… Os sorrisos elevaram-se na sala ao reconhecerem-se no papel de atores deste filme.
Seguiu-se a apresentação do Grupo Polifónico da Incrível Almadense, dirigido com mestria e animação pelo professor Carita. As músicas entoadas foram do agrado de todos que acompanharam sempre que possível as vozes das 10 cantoras presentes.
Uma das residentes, a Professora Zulmira apresentou-se juntamente com o grupo, para recordar uma música ensaiada há mais de 25 anos juntamente com o Prof. Carita. Um momento inesperado e de grande emoção.
Um dia de animações natalícias para os seniores da Residência Nossa Senhora da Esperança
Na residência, o Natal foi celebrado a 22 de dezembro em vários momentos que animaram os nossos seniores. Pela manhã um grupo de dança da Gerações Sorriso apresentou uma coreografia. Seguiu-se uma animação durante o almoço, realizada pelo grupo de ginástica da Cultura Aberta que foi dançando e confraternizando com os seniores.
Durante a tarde a “Tuna Sol e Dó” apresentou-se com várias músicas de reportório português, algumas delas natalícias. Residentes e utentes de Centro de Dia foram acompanhando as melodias entoadas.
No final da festa, o nosso professor voluntário José Teixeira, com a ajuda de algumas crianças, apresentou um conto de natal de autoria das próprias.
Como cenário tínhamos uma pintura do artista almadense João Moreira (nosso voluntário) representando a Sagrada Família, realizada com a colaboração dos utentes de Centro de Dia.
No átrio do piso -2 estava ainda patente uma venda de artigos de Natal realizados pelos nossos utentes e pelas crianças dos Equipamentos de Infância (que advém do Mercado de Natal de Almada, iniciativa onde a Instituição também esteve representada).
No Bairro ouviu-se “Era uma vez uma, Noite de estrelas, Aquela não era uma noite, igual às outras (…)”
Era uma vez uma/ Noite de estrelas. / Aquela não era uma noite / igual às outras. / Era a noite esperada / Há tanto tempo. / Era a noite das histórias / Contadas pelos nossos pais e avós. / Era a noite do Deus Menino, / A noite de Natal. / A noite em que um Menino, / Nasceu a sorrir, / Para ensinar o mundo a sorrir. / Cantemos-LHE!
A festa do Equipamento Bairro (22 de dezembro), dividida em dois momentos, creche/pré-escolar e CATL procurou entoar músicas de Natal.
No filme de Berçários e 1 ano, as crianças manipulavam bolas, fitas e outros objetos de Natal ao som de música de natal.
As salas de 2 anos e os pré-escolares dançaram e cantaram um vasto repertório de músicas natalícias. Apesar de haver destaque de cada uma das salas, todos em uníssono iam acompanhando todas as músicas.
Seguiu-se a apresentação do CATL de 1º e 2º ciclo, com o tema ”A Magia do Natal”. Pasteleiros, soldados de chumbo e suas bailarinas, limpa chaminés e duendes, coreografaram músicas animadas e ritmadas.
No final da festa, um momento de grande simbolismo com a reunião de pais e crianças de todas as respostas sociais no adro da Capela do Bairro. Em uníssono entoou-se “A todos um bom Natal” que culminou com uma chuva de estrelas douradas numa amena noite de dezembro.
“Na noite de Natal a Terra encheu-se de alegria. Deus fez-se Menino. Homem como nós para ensinar os homens de todos os tempos e de todos os lugares o caminho do Amor, da Justiça e da Paz.”
Oferecemos-VOS pois, nestes momentos de encontro, a nossa alegria através da música e da dança.