Inauguração da Residência Nossa Senhora da Piedade, Cova da Piedade, Almada
Caros amigos da Comunidade da Cova da Piedade
(paroquianos, utentes, trabalhadores, voluntários e benfeitores)
Neste ano em que a nossa Instituição completa 50 anos de existência “ao serviço, no coração da comunidade da Cova da Piedade”, iremos inaugurar a nossa nova Residência Nossa Senhora da Piedade, na próxima sexta-feira, dia 6 de janeiro.
A Residência Nossa Senhora da Piedade é o mais recente equipamento social do nosso Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro. Esta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) foi cofinanciada pelos fundos da União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência português.
Localizada na Romeira, uma área integrada na futura “Cidade da Água”, trata-se de uma obra que, para além do seu caráter social contribui para a requalificação urbanística da zona.
A primeira pedra foi lançada a 16 de setembro de 2018 e a obra iniciou-se em maio de 2021 (em plena pandemia), resultando num edifício moderno e em sintonia com os mais recentes requisitos de ergonomia, segurança e eficiência energética, integrando vários elementos decorativos e arquitetônicos da zona, como os azulejos originais da fachada sul ou a réplica do coreto do jardim da Cova da Piedade.
Da autoria do Arquiteto Eduardo Porfírio, conta com 6 apartamentos T1, 17 quartos duplos, 24 individuais e várias zonas de utilização comum: polivalente, fisioterapia, ludoteca, garagem e capela, muitas destas abertas à utilização futura da comunidade. Todos os quartos têm entrada de luz direta e a sua grande maioria, varanda. Cada um dos 3 pisos residenciais conta com uma zona de refeição e de lazer.
O edificado inclui ainda outros três andares, um para parque com 36 lugares de estacionamento, o piso térreo dedicado aos serviços e no último andar, uma sala panorâmica para convívio dos residentes. O principal acesso faz-se pelo Largo Padre Ricardo Gameiro (ainda por “inaugurar”), em homenagem àquele que impulsionou esta obra social durante 36 anos.
A nossa festa, neste dia 6 de janeiro, vai ter dois momentos importantes:
O vosso, em Cristo,
Pe. José Pinheiro