O tema das nossas festas de Natal 2023 foi “O Presente de Natal”.

Quando pensamos em presentes, o nosso pensamento recai automaticamente no formato material, na troca de algo com os que nos são mais queridos…

Claramente esse não foi o nosso foco… Não é esse o nosso caminho! O presente a que nos referimos é bem mais precioso: “É o sermos presentes para os outros. E quanto à Instituição, é estarmos presentes na comunidade há 50 anos, presentes na vida uns dos outros(Padre José Pinheiro, Presidente da Instituição, discurso de abertura das Festas de Natal de 2023).

Festas de Natal das Respostas Sociais de Infância

Não sendo possível, mais um ano, a reunião das crianças e famílias num mesmo espaço, as festas foram realizadas localmente.

A nível da creche, alguns grupos, em função das suas próprias características, realizaram filmagens em sala, que foram depois apresentadas numa festa mais intimista aos pais. Já os nossos graúdos de Pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), puderam presentear os familiares com entusiastas atuações ao vivo.

O Centro Comunitário Renascer foi o primeiro Equipamento a estrear a sua apresentação natalícia, a 12 de dezembro, na festa da Creche, onde para além dos filmes, foi realizado um presépio vivo e entoadas músicas de Natal em conjunto com as famílias.

A festa de pré-escolar e CATL foi realizada no dia 15, onde cada sala representou um presente: sala verde, os puzzles; sala vermelha, soldadinhos de chumbo e bonecas de trapos e no CATL, um xadrez. Todas as salas enfatizaram no final das suas apresentações valores eternamente fundamentais, como fé, partilha, amizade, amor, tolerância e gratidão. A festa terminou com a música “É Natal”, cantada por todos os presentes.

 

Na Creche e Jardim de Infância da Ramalha, a festa de Creche foi realizada no próprio Equipamento. No vídeo apresentado, as crianças das salas de Berçário e 1 ano, encantaram vestidas de duendes de Natal, tendo por base a música “A todos um bom Natal”.

Seguiu-se a participação ao vivo das crianças de 2 anos, que abrilhantaram a festa atuando para os pais. A música “As cores de Natal” serviu de base à coreografia, cujas indumentárias eram alusivas aos presentes, tema da Festa. No final, uma música entoada coletivamente “Natal de Elvas”.

Já a festa de Pré-escolar realizou-se no polivalente do nosso Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro, no dia 18. Cada sala apresentou “presentes” que fazem desde sempre parte do imaginário infantil: da sala Casinha Branca, duendes e bailarinas; na sala Jardim, os animais e na sala Sol, Mickeys e Minnies.

No final, duas músicas cantadas coletivamente, e um presépio vivo, realizado pelas crianças.

 

No Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro, as festas realizaram-se no dia 20. Nos filmes das salas de Creche, as crianças dançaram ao som de músicas natalícias e no final colocavam na árvore de natal, palavras com eternos desejos como esperança, amor, família e solidariedade. As indumentárias foram de estrelas (Berçário) e presentes (1 ano).

No Pré-escolar, a Sala Mil Cores representou peças de puzzle e a Sala Azul os Minions. Cada uma fez uma coreografia ao vivo, assim como o CATL que nos apresentou um tema com futebolistas e meninas da claque.

No final, uma música conjunta, o “Presente de Natal”, durante o qual surgiu um presépio vivo, constituído por elementos de vários setores da equipa do Comunitário, mostrando a união que se vive no Equipamento.

Devemos realçar também a participação das crianças de CATL na preparação do cenário que apoiou esta apresentação, assim como a de todos os restantes Equipamentos que usaram este espaço.

 

O Equipamento Bairro/A Nossa Creche apresentou os filmes de creche no dia 18, juntando famílias e as próprias crianças, que vibraram no colo dos seus familiares ao se vislumbrarem a si e aos coleguinhas nos filmes apresentados. Mostravam-nos nas gravações algumas tradições portuguesas como o sapatinho na chaminé, os presépios ou a decoração da árvore de Natal em “família”. No alinhamento estiveram também previstas músicas de natal cantadas em grupo pela plateia (Natal de Elvas, O rapaz do tambor e Natal africano).

A festa de pré-escolar e de CATL foi a última das nossas festas das Respostas Sociais de Infância, realizada a 21 de dezembro. O nosso novo Equipamento, Residência Nossa Senhora da Piedade, recebeu esta iniciativa que iria reunir um grande número de pessoas, procurando usufruir de sinergias possíveis dentro da Instituição, e unindo de forma clara aquelas que são as nossas duas áreas dominantes de intervenção: seniores e crianças.

As crianças de Pré-escolar escolheram antecipadamente os temas que preferiam representar e presentearam-nos com blocos de construção, dinossauros, homens aranha e bonecas e os mais genéricos, as prendas.

No final, a música “Estrela Guia” foi entoada e acompanhada por um presépio vivo realizado por crianças.

Em CATL, o mote foi o mesmo… Chocolates, livros, cubos mágicos e marionetas apresentaram coreografias independentes (uma por cada um dos anos de 1º e 2º Ciclo). Foi ainda realizada uma coreografia com algumas crianças de 2º Ciclo, a qual recordou a importância de partilharmos sempre com os mais desafortunados pela vida, não só bens materiais como em especial a nossa presença e carinho.

A festa fechou com um presépio vivo, representado pela equipa, e com as crianças elevando  uma estrela, em representação do grande presente: a luz de cristo que ilumina a terra.

Festas de Natal das Respostas Sociais de Seniores

Nas respostas sociais de seniores foram realizadas três festas, uma em cada uma das nossas Residências e que resultaram da auscultação dos interesses dos utentes.

Na Residência Nossa Senhora da Esperança a festa iniciou logo pela manhã, com a atuação do grupo “Os Alegres” que muito animaram o grupo com musicas populares portuguesas e natalícias. Seguiu-se a iniciativa “Dança e Gira” que ao longo de todo o ano dinamiza uma atividade com alguns utentes, e que neste encontro, levantou um pouco do véu do que é feito no dia-a-dia.

Pela hora de almoço as nossas ginastas (grupo da Cultura Aberta) dinamizaram o almoço dos utentes.

No início da tarde, e já de portas abertas a todos os familiares, a festa iniciou com o discurso do nosso Presidente Pe. José Pinheiro, que recordou aqui também a importância da presença de cada um de nós na vida de quem nos circunda: nós enquanto PRESENTE aos demais e sempre presentes em suas vidas, como Jesus nos presenteou com a sua.

Seguiu-se um “Momento de Partilha e Saberes” dirigido pelas professoras Ângela, Bina e Elisa, acompanhado por vários dos nossos utentes que ajudaram durante a recitação dos poemas.

O grupo de dança da Cultura Aberta ocupou o palco de seguida, com animadas coreografias de músicas natalícias.

 Para terminar, a nossa famosa “Tuna Sol&Dó” que terminou a festa em grande.

A Casa de São Paulo, recebeu durante a tarde o grupo coral e instrumental “Ventos e Marés”, um grupo de cantares populares. A animação foi tanta que deu origem a um bailarico improvisado. E dentro da improvisação, e no espírito de partilha e de deixar a alegria fluir, surgiu uma apresentação de um fado, por parte de um familiar desta Casa.

Se neste momento estiveram as famílias, também a Casa de São Paulo contou com uma manhã mais reservada, num pequeno encontro mais intimista entre utentes e trabalhadores, que contou com declamação de poemas e cantares alusivos à época.

E por fim, o nosso bebé, a Residência Nossa Senhora da Piedade que vivei o seu primeiro encontro de Natal.

A tarde iniciou com um Teatro de sombras chinesas “Chama-lhe Apenas Natal” , realizado pelos alunos da Escola Secundária Emídio Navarro. De seguida, um momento musical com a “Tuna do Banco de Portugal” e com o convidado especial, o saxofonista Mário Gramaço. Duas das residentes, Donzília Almeida e Lurdes Rocha recitaram belos poemas de sua autoria “Natal na Residência”, que nos encheram o coração.

Mas a tarde ainda ia a meio e todos foram surpreendidos por uma atuação de magia com o ilusionista Salvador Salguery (reconhecido internacionalmente pelos seus truques que envolvem coelhos, pombas brancas, e muita cor e brilho), ao qual se seguiram palavras de conforto e alegria, pelo residente José Clemente Paulino que encerrou a festa.

Encontro de Natal dos Trabalhadores

Houve ainda uma outra festa bastante especial… A 19 de dezembro, reunimos os nossos trabalhadores num jantar organizado pela Direção da Instituição. Um momento que anualmente tentamos repetir, uma forma de agradecer o esforço continuo das nossas equipas no dia a dia. Trata-se de mais uma forma da Direção “estar presente a quem está sempre presente, para os nossos destinatários”. O encontro inicia com uma Eucaristia presidida pelo nosso Presidente Padre José Pinheiro, seguindo-se o jantar. Durante o mesmo, foi feita a apresentação do filme dos melhores momentos da Instituição em 2023 e dos bebés, filhos de trabalhadores, nascidos neste ano. Segue-se o reconhecimento de 15 e 25 anos de trabalho na Instituição, e o encontro finaliza ao som da animada artista Kátia, que foi apresentando um reportório vasto de músicas dançantes.

Como sempre uma noite de encontro e re-encontros e de animada confraternização que a Direção faz questão em manter, tendo sempre em memória o grupo de trabalhadores que para garantirem o bem-estar dos nossos residentes, não podem estar presentes.

Foram estes os nossos momentos mágicos de Natal… Doze festas, onde a entrega de trabalhadores e utentes, dos mais pequenos aos mais crescidos, foi reconfortante e que enfatizaram o mote de que:  “O melhor presente é sermos um presente que transforma a vida das pessoas” (Padre José Pinheiro).

 

A nossa Direção e Equipa Técnica, deixa ainda o reconhecimento e agradecimento a todas as equipas que se empenharam na organização e produção das várias festas, a todos os nossos colaboradores/empresas externos que apoiaram incondicionalmente, e ainda às famílias que gentilmente acederam aos pedidos das equipas e estiveram presentes, alegrando cada um dos momentos.

UM SANTO E FELIZ NATAL A TODOS!

Anterior
Anterior

Férias de Natal 2023 – Atividades nos nossos três Centros de Atividades Tempos Livres

Próximo
Próximo

Festas de São Martinho 2023: convívios para todos os gostos!