Festas de Natal da Instituição, celebram a união desta que é (também)a nossa família, e o nascimento de Jesus
Encontros de família e amigos, carinhos e sorrisos trocados, conversas, entregas, alegria… Momentos partilhados, foi o que aconteceu em cada uma das nossas Festas de Natal deste ano 2024, um pouco por toda a Instituição, entre Direção, colegas, utentes e famílias!
A “época de festas” iniciou com o encontro de Natal dos trabalhadores da Instituição.
Num primeiro momento, na Eucaristia celebrada pelo Pe. José Pinheiro, recordámos todos os nossos colegas que não puderam estar presentes para garantir o bem-estar dos utentes e a manutenção dos nossos serviços. O nosso Presidente, evoca ainda a alegria de ser cristão, patente nestes encontros, sempre vividos em fé (mas sempre respeitando os credos de cada um): “Pertencer a esta obra social, é pertencer à ação da Igreja que contribui para uma maior justiça social, mas também, para cada um dos trabalhadores, contribui para uma oportunidade de todos se realizarem plenamente como pessoas”.
Para além do convívio entre os colegas de vários Equipamentos e de vários setores de trabalho, pudemos recordar, numa compilação de fotos, os momentos que marcaram o ano de 2024 na Instituição, e apresentados os bebés nascidos na nossa equipa. A nossa Direção fez ainda a habitual distinção anual aos trabalhadores com 15 e 25 anos de serviço, um marco que anualmente celebramos. Para animar ainda mais o encontro, sortearam-se umas surpresas entre os presentes, e foram apresentadas músicas natalícias em equipa, um momento que arrancou algumas gargalhadas aos convivas.





Após vários anos de interregno, regressámos ao formato da grande festa das Respostas Sociais de Infância, com uma festa comum, realizada no Complexo Municipal dos Despertos do Feijó, no dia 18 de dezembro.
As salas de pré-escolar e CATL dos quatro Equipamentos (Equipamento Bairro/A Nossa creche, Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro, Centro Comunitário Renascer e Creche e Jardim de Infância da Ramalha), prepararam as suas coreografias para serem apresentadas às famílias.
Com o tema a “Fábrica de chocolate”, os vários momentos representavam um personagem, surgindo como mensagem coletiva e final, a importância da união familiar, em detrimento dos bens materiais. O espetáculo (coreografado pelo professor Paulo Rocha), terminou num lindo quadro com todas as crianças reunidas em volta da Sagrada Família.
As crianças de creche realizaram pequenos momentos lúdicos nos Equipamentos, que foram depois compilados e apresentados em filme durante a festa.















Nas Respostas Sociais Seniores, as festas de Natal foram realizadas em separado, em cada uma das nossas ERPI.
A primeira realizou-se na Residência Nossa Senhora da Piedade a 18 de dezembro. Iniciou com um Conto de Natal e declamação de poesia (elaborada pelo Dr. Pedro Beltrão). Seguiu-se momento musical com uma fantástica atuação de “A Outra Banda”, uma Banda Filarmónica, do Agrupamento de Escolas Monte de Caparica. Também desta escola, foi apresentado o teatro “O Natal 2.0: O Caos dos Grinches”.
Para terminar a tarde, o som da guitarra portuguesa e do bandolim.






A 19 de dezembro, realizaram-se as duas festas, Residência Nossa Senhora da Esperança e Casa de São Paulo.
Na primeira (Residência Nossa Senhora da Esperança), várias apresentações resultam do trabalho desenvolvido ao longo dos meses nas respostas de Lar e Centro de Dia, nomeadamente: “Memórias e Saberes Partilhados” e “Dança Criativa Sénior”. A Cultura Aberta presenteou ainda os nossos residentes, utentes e famílias, com o Grupo de FitMove e a Tuna Sol&Dó.






Na Casa de São Paulo, alguns membros da equipa apresentaram-se como artistas aos seus residentes, interpretando em grupo, a música “A todos um bom Natal”. A festa foi aberta com um Monólogo realizado pelo utente Francisco Marcelo.
Seguiu-se o grupo “Vozes d´Alma” com música natalícias e também tradicionais.





Momentos vividos em alegre companhia, para celebrar o nascimento de Jesus.
Créditos de fotografia da festa de infância: Paulo Imagens