Ano letivo 2021-2021 abre com especial atenção à segurança coletiva
Dia 1 de setembro é tradicionalmente na nossa Instituição, o dia de regresso às atividades nas respostas de infância. Apesar das medidas implementadas este ano letivo face à pandemia do COVID-19, o reinício aconteceu com tranquilidade por parte da nossa equipa e dos jovens utentes.
Nos quatro Equipamentos, Bairro, Comunitário, Renascer e Ramalha, a preparação começou nos dias anteriores, não só para cumprir todas as diretrizes da Direção Geral de Saúde, mas também para tornar os espaços acolhedores e apelativos às crianças. Nesta fase inicial do ano, a hospitalidade ao receber as famílias, o esclarecimento das dúvidas das mesmas, e as atividades pensadas para cada grupo de crianças, são os primeiros passos no estabelecimento de relações que perdurarão o restante ano letivo.
Promover a segurança, agora mais que nunca, foi também a premissa. Para além do plano de contingência da Instituição (com foco em questões mais gerais), as medidas práticas implementadas em cada Equipamento foram ajustadas em função das características dos espaços, como:
Entradas e saídas independentes por resposta e/ou sala, com trajetos de circulação definidos;
Ajuste dos horários de utilização dos espaços comuns, como sejam os parques exteriores e as bibliotecas;
Reorganização dos horários de refeições e metodologias de ocupação dos refeitórios;
Foco nas condutas de higiene pessoal das crianças e da equipa, como a troca de calçado entre o espaço exterior e interior;
Reforço do plano de higienização dos espaços e materiais, e cuidados na manipulação dos mesmos;
Reorganização dos espaços e áreas temáticas nas salas.
Apesar deste direcionamento para as questões da segurança e saúde, procuraremos nunca perder o foco das nossas ações principais: educar e mimar.
Para quem trabalha na educação, em especial na primeira infância, o toque faz parte do dia a dia: cultiva o afeto, traduz segurança, conforto e ajuda a criança a confirmar a realidade que a rodeia. Não é possível educar sem tocar, pelo que também as nossas equipas estão preparadas para, com todos os cuidados necessários e privilegiando a segurança, continuar a ser o porto seguro de cada criança ao longo do dia, dando a mão ou o carinho inerente a cada momento, e permitindo também que entre elas, possam continuar a ser livremente crianças e a demostrarem os seus afetos.
2020-2021 será um ano que ficará na memória coletiva pelas diferenças que imprimiu na tradicional vivência da dinâmica escolar. Cabe-nos a todos, construir este percurso de forma a que, apesar da diferença, seja um ano que marque as nossas crianças pela positiva. Um ótimo ano letivo 2020-2021 a todos NÓS!