Finalmente reabrirmos o nosso Centro de Dia!

AberturaCDia20-3-1.jpg

Foi com satisfação que a nossa Instituição, Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, recebeu a notícia da reabertura dos Centros de Dia.

Cinco dias após a data oficial divulgada pelo governo, abrimos as nossas portas. Este pequeno período de tempo permitiu-nos a análise e ponderação sobre todas as condições físicas e humanas, a planificação de novas atividades de ocupação socio-cultural que fossem de encontro ao interesse dos utentes, e de todas as condições de segurança imprescindíveis neste período. Deu-nos sobretudo tempo para o que foi, na realidade, o mais complexo de agilizar… A definição de quais os primeiros utentes a regressar. Humanamente difícil, foi uma decisão imprescindível para garantir a segurança e qualidade dos serviços prestados; foram seguidas as recomendações do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) e da Direção-Geral da Saúde (DGS): priorizaram-se as pessoas que, a nível de saúde física e mental, apresentavam uma boa correlação entre riscos e benefícios e também os utentes sem suporte familiar.

Reparação do espaço exterior de Centro de Dia

Reparação do espaço exterior de Centro de Dia

Resultado final do nosso jardim

Resultado final do nosso jardim

Adaptámos o espaço interior e exterior, definimos percursos de circulação e procedimentos de higienização pessoal, preparámos a nossa equipa de Centro de Dia e realizámos ainda uma desinfeção preventiva à sala… Desta forma recebemos a 20 de agosto, 12 dos nossos utentes.

Desinfeção do espaço

Desinfeção do espaço

Nos próximos tempos, irão ser afinados os procedimentos e as condições, e brevemente contamos aumentar, progressivamente, a capacidade desta resposta social.

Para aqueles que infelizmente ainda não conseguimos trazer até nós, será mantido o serviço de Apoio Domiciliário, da mesma forma que tem acontecido desde março. Sabemos que são momentos singelos, mas cremos que o fato de continuarmos a estar presentes na vida destas pessoas diariamente, contribui para o combate ao seu isolamento social e para a manutenção do seu projeto de vida.

Estamos conscientes de que não existe “risco zero”, mas acreditamos que com a contribuição de todos, utentes, famílias e trabalhadores, trabalharemos diariamente para alcançar essa meta.

Anterior
Anterior

Ano letivo 2021-2021 abre com especial atenção à segurança coletiva

Próximo
Próximo

Casa do Parque - Residência de Estudantes no coração de Almada