O novo calendário escolar e o nosso Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL)

CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_header.jpg

O novo calendário escolar e o nosso Centro de Atividades de Tempos Livres

O início deste ano letivo (2019-2020) trouxe-nos a novidade da organização do calendário escolar por semestres em todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Almada. Esta alteração implicou adaptações não só às famílias, como também à nossa Instituição, que de imediato analisou o novo calendário e iniciou os preparativos para os períodos de pausa pedagógica na resposta social de Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).

 

"Mas que implicações teve esta mudança?.. Na vida dos Equipamentos e seus trabalhadores, nos utentes e nos encarregados de educação/famílias"

 

Os nossos espaços de CATL (Bairro, Comunitário e Renascer)

A aprendizagem ocorre em qualquer lado … Tudo é aprendizagem e o que varia é o modelo pelo qual ela decorre e o foco que é dado ao seu incentivo. O conceito do nosso CATL assume como modelo de intervenção o desenvolvimento pessoal e social da criança com uma grande aposta no apoio ao estudo, contribuindo para o sucesso escolar.

As equipas são constituídas por monitores com formação específica na área da educação, por pessoas que pela sua experiência profissional ou motivação pessoal se enquadrem no perfil que pretendemos e por professores de apoio em várias disciplinas para os jovens do 2º Ciclo; estas são sinais claros do investimento da Instituição nesta resposta social associado também ao plano de formação contínua disponível para estes trabalhadores.

CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_7.jpg

O conceito de CATL do nosso Centro Paroquial adapta-se às necessidades de cada família

O nosso CATL dá resposta às necessidades dos pais, acompanhando as crianças das 7h30 às 9h00, na distribuição do almoço e lanches (com a qualidade de uma refeição caseira) e após o tempo de aulas (que varia em função da escola, da integração em AEC´s e do ciclo frequentado e das especificidades acordadas com as famílias e que estão em nosso alcance de executar). Garantimos ainda um acompanhamento de qualidade durante os períodos de pausa letiva e em eventuais dias de greve ou outros problemas que surjam na escola.

 

"É pois um local onde as crianças passam grande parte do seu dia, e um porto seguro para cada família que se sente descansada por saber que tem garantida uma «resposta ocupacional» para as suas crianças, independentemente do calendário ou dos imprevistos escolares"

 

Em que consistem as nossas atividades?

Acompanhamos o estudo, os interesses, jogos e brincadeiras em voga em cada altura do ano (como as tendências mais recentes, como sejam os temas de cadernetas de cromos ou a música mais recente, …). Entregamos sobretudo à criança mais um veiculo de relações humanas verdadeiras e construtoras; as nossas crianças têm nos seus monitores parceiros de jogo e de aprendizagem.

Não defendemos a utilização de televisão como instrumento de ocupação, sendo apenas disponibilizada nalguns momentos de pausa pedagógica para visualização de filmes, que associados à época do ano vivida, sejam considerados pedagógica e ludicamente adequados; também a utilização de telefones e tablet é restringida durante a permanência nos nossos espaços.

CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_1.jpg
CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_3.jpg
CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_2.jpg
CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_4.jpg

O novo calendário escolar: adaptações realizadas nos nossos CATL´s

Todos os trabalhadores afectos a esta resposta social, sempre adaptaram o seu horário em função do período escolar ou de pausa, fazendo frente aos vários momentos da rotina diária onde era necessário contar com maior ou menor número de adultos para apoiar o grupo de crianças… Esta premissa manteve-se com a introdução do semestre escolar.

A nível da organização das atividades, foi igualmente necessário planificá-las contemplando os vários momentos de pausa e distribuindo aquelas a que chamamos as “grandes atividades lúdicas” (como passeios de maior duração ou que suscitam maior interesse às crianças) pelos vários períodos de tempo, e não apenas nas duas anteriores grandes pausas de Natal e Páscoa. Tal, permitiu uma divisão mais equilibrada das atividades, com a realização de visitas e iniciativas mais diversificadas e em função da época do ano. Continuamos a apostar a nível de visitas exteriores, as potencialidades da nossa comunidade, em especial do Concelho de Almada.

CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_8.jpg

A nossa experiência deste primeiro semestre e os nossos objetivos futuros

Neste momento em que estamos na pausa intercalar de fevereiro, podemos fazer uma avaliação dos períodos anteriores.

Cada espaço de CATL da nossa Instituição desenvolveu atividades internas ou visitas externas, sempre ajustadas à realidade do grupo. Os interesses das crianças são vários e não nos pautamos por linhas estanques, em que existam atividades iguais para os vários grupos, mas sim, atividades dinâmicas e que vão ao encontro das suas necessidades e preferências, assim como das suas famílias. Por esta razão, cada um dos nossos CATL´s apostou em atividades distintas, realizadas pelas nossas monitoras ou por animadores externos, como: visitas exteriores a vários locais, construção de recursos/jogos em materiais de desperdício e posterior utilização dos mesmos, jogos de grupo e jogos tradicionais, ateliers de dança e culinária e enfoque em atividades plásticas utilizando diferentes técnicas.

CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_9.jpg
CSPPRG_NovoCalendarioEscolar_6.jpg

Nos nossos CATL procuramos ir de encontro às necessidades e mudanças sociais e familiares, dando respostas adequadas às crianças, tendo sempre em vista o seu desenvolvimento integral de forma harmoniosa.

Anterior
Anterior

REssureição, uma exposição em que a Fé vive na tela de João Moreira

Próximo
Próximo

A Direção do Centro Paroquial reconhece o mérito dos seus trabalhadores