REssureição, uma exposição em que a Fé vive na tela de João Moreira

Capa.jpg

A terceira exposição da época 2019-2020 realizada pelo Centro de Convívio “Cultura Aberta” do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, foi inaugurada no passado dia 18 de fevereiro de 2020.

João Moreira, pintor, expõe até 18 de março, no “Centro de Documentação das Instituições Religiosas e da Família”, algumas obras de um vasto espólio de trabalhos que realizou.

Destaque.jpg

João Moreira, reside em Almada e é por cá que desenvolve grande parte das suas obras, usando os seus conterrâneos, as paisagens, cores e histórias como inspiração para o seu trabalho. Pinta diariamente há 41 anos, apesar de gostar de “rabiscar” desde criança, influência familiar, já que o seu pai era também pintor. As suas criações são praticamente todas a óleo, apesar de já ter experimentado outras técnicas, inclusive técnicas mais ancestrais (como a pintura a têmpera de ovo). Apesar de se abrir a várias possibilidades e técnicas, é com o cheiro do óleo, a sua preparação e dinâmicas de trabalho associadas, que se identifica mais enquanto artista.

Mentores certos, não tem... Pinta com uma postura mais eclética, sendo vários os artistas que toma como inspiração. Não só os que aprecia a nível de obra produzida, mas também os restantes, ajudam-no a desenvolver a sua técnica e a as suas produções. Viaja sempre que possível para visitar museus e obras, para apreciar e aprender mais.

Há cerca de 10 anos, introduziu uma nova dimensão nos seus quadros: a Fé.

E, segundo refere, teve de ultrapassar algumas barreiras para conseguir transpô-la para a tela; considera-se concretizado com o resultado, mas reconhece a influência do olhar de quem “vê” o seu trabalho, nas várias interpretações possíveis dadas a cada peça.

“REssureição” é uma mostra da integração da Fé na obra de João (apesar de já “pintar a Fé” há 10 anos). Óleos que trazem alma nova aos lugares, pessoas e situações, que nos transportam para outras vidas e momentos, dando mesmo novas oportunidades ao que foi retratado.

ExposicaoJoaoMoreira-4.jpg
ExposicaoJoaoMoreira-7.jpg
ExposicaoJoaoMoreira-6.jpg

A sessão de abertura desta exposição iniciou com palavras da Vice Presidente da Instituição, Ana Luísa Caixas, que enalteceu João não só pela sua arte, mas também pela sua postura de vida, pela entrega ao outro, tendo em conta que João é voluntário da “Cultura Aberta”.

Segue-se um momento intimista, através das palavras de José Teixeira, que apresenta o artista e a obra exposta. Segundo José “Precisamos de arte para viver, como precisamos da saúde, de alimento ou de tempo livre para ir onde o nosso coração nos mandar” mas é fundamental que o autor “(…) levante um pouco do véu das suas criações, ou então, ficaremos sempre aquém de penetrar no seu universo simbólico mais denso”. É segundo esta linha de pensamento, conhecer o autor e sua intenção na obra criada, que prossegue este momento inaugural.

Na continuidade, um momento musical com o Maestro José Carita e voz de Paulo Miranda que animam ainda mais o espírito, e preparam os presentes para uma jovial visita à exposição “REssureição”.

ExposicaoJoaoMoreira.jpg
ExposicaoJoaoMoreira-2.jpg
ExposicaoJoaoMoreira-3.jpg
ExposicaoJoaoMoreira-8.jpg
Anterior
Anterior

Dia dos Pastorinhos 2020 nos Equipamentos de Infância

Próximo
Próximo

O novo calendário escolar e o nosso Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL)