No coração da comunidade da Cova da Piedade, uma nova obra destinada a seniores
Em dia de Reis, inaugurámos a Residência Nossa Senhora da Piedade
6 de janeiro de 2023, Dia de Reis, foi um dia de imensa alegria para toda a nossa comunidade que há 50 anos usufrui dos serviços do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.
A inauguração da Residência Nossa Senhora da Piedade realizou-se para júbilo de todos quantos estiveram envolvidos na sua concretização: Direção, trabalhadores, voluntários e a nossa comunidade:
“Abrimos hoje o nosso terceiro lar… Faz-nos falta estes lugares onde possamos acolher os nossos mais velhos. Mas não queremos acolhe-los de qualquer forma, mas acolhe-los com a sua história, a sua cultura, os seus saberes e com tudo o que cada um tenha para trazer. Esta Casa não está acabada, vai ficando acabada com cada pessoa que por aqui vai passando… Todos somos chamados a construir esta obra que hoje inicia.”
(Padre José Pinheiro, homilia da missa de inauguração da Capela da Residência Nossa Senhora da Piedade).
Na inauguração várias figuras governativas estiveram presentes, não fosse esta uma das primeiras obras acabadas no âmbito dos apoios cedidos pelo “Plano de Recuperação e Resiliência” português (PRR). Como frisado pela Senhora Ministra Ana Mendes Godinho (Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social):
“Hoje estamos aqui graças a quem arriscou, percebendo que era preciso uma resposta diferenciadora, e que mesmo durante a pandemia não baixou os braços.”
As suas palavras ecoam um sentido de verdade na nossa Instituição: o objetivo de uma terceira residência sénior deu os primeiros passos em 2017 com a compra do terreno. Um ano depois, foi colocada a primeira pedra no local, e seguiram-se três longos anos de tentativa de dar forma ao projeto, em parte atrasado pelo impacto social da Pandemia Covid 19… Em maio de 2021 começam os trabalhos e a 6 de janeiro de 2023 a inauguração deste edifício moderno, espaçoso e pensado ao ínfimo pormenor para dar resposta às necessidades daqueles que o irão habitar e fazer deste espaço, a sua casa.
Em Dia de Reis cantam-se as janeiras
A inauguração inicia-se com as boas vindas cantadas em forma de janeiras pela nossa Tuna Sol&Dó logo na chegada da comitiva do governo: o Senhor Primeiro Ministro António Costa, a Senhora Ministra Ana Mendes Godinho (MTSSS), Dra. Ana Sofia Antunes, a Secretária de Estado da Inclusão e o Dr. António Mendonça Mendes, o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais. Para além destes, estiveram presentes: a Comitiva da nossa Camara Municipal de Almada (a vice-presidente Dra. Maria Teodolinda Silveira, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. José Leitão e vários outros vereadores), a representação do Instituto de Segurança Social (nas pessoas da sua Vice Presidente, Dra. Catarina Marcelino e a Diretora do ISS Setúbal Dra. Luísa Malhó), várias figuras destacadas da Comunidade Almadense, assim como os representantes de várias entidades parceiras, a Direção da nossa Instituição e ainda as Direções da empresas intervenientes na obra.
O Padre José Lobato, Administrador Diocesano de Setúbal, realizou a bênção no exterior do edifício referindo
“A bênção deste novo Equipamento deixa-nos a todos, independentemente do credo de cada um, muito felizes porque a atenção aos mais idosos é uma necessidade absoluta para uma sociedade mais humana.”
Sorrisos no descerrar da bandeira
O descerrar da bandeira foi realizado pelo Dr. António Costa e pelo Padre José Lobato, aos quais se juntaram a Ministra Ana Mendes Godinho, a Dra. Ana Sofia Antunes e o Padre José Pinheiro. Um forte aplauso e sorrisos de missão cumprida ecoaram pelo lobby de entrada deste edifício.
Residência Nossa Senhora da Piedade, um local polivalente nas suas funções
“Tivemos oportunidade de ver nesta residência uma oferta muito diversa: apartamentos, quartos duplos e individuais e uma adaptabilidade e versatilidade dos espaços e da Instituição, para vir a conseguir chegar às necessidades concretas das pessoas”
(Senhor Primeiro Ministro, Dr. António Costa).
A visita ao edifício, realizada pela comitiva, permitiu conhecer não só o edificado, mas também os objetivos a que a Instituição se propõe com esta nova obra: destinado para uma das franjas mais vulneráveis da nossa comunidade, adaptado às suas necessidades e interesses, inserido na comunidade local, próximo das duas famílias e dos “lugares comuns” que lhes são queridos.
Projetos, parcerias e perseverança foram temas abordados na sessão solene
A sessão solene foi aberta pelo nosso Presidente, Padre José Pinheiro que para além de enfatizar a importância desta obra, recordou aos presentes sobre dois projetos que estão a decorrer: as “Candeias” composto pela resposta de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e Lar; e as Residências de Autonomização e Inclusão. Todas localizadas na Romeira. No final, o Padre José Pinheiro, fez questão de agradecer o trabalho dedicado, e voluntário, dos membros da Direção, muito especialmente à Ana Luísa Caixas, Vice-Presidente, e a todos os trabalhadores da nossa Instituição que são o rosto e a garantia da qualidade diária dos nossos serviços.
Seguiu-se a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dra. Ana Mendes Godinho que destacou o papel das IPSS na resposta às necessidades da população, revisto nesta obra que se despoletou em plena pandemia COVID, e que nem por essa razão deixou de ganhar forma e estar a ser dia inaugurada:
“Não estaríamos aqui hoje caso se não houvesse a capacidade de estarem na linha da frente (…)”.
Encerrando esta sessão, o Sr. Primeiro Ministro António Costa congratulou a Instituição pelo empenho na concretização deste sonho, e pelo facto de estarmos a participar ativamente no reforço das respostas à comunidade, com as novas candidaturas apresentadas.
Estar na comunidade, e ser-se acolhido pela mesma: eucaristia e visita aberta à obra
A tarde iniciou-se com a celebração da primeira Eucaristia na nova capela da Residência Nossa Senhora da Piedade, presidida pelo Padre José Pinheiro.
“Esta obra da fé, que nasce do altar da eucaristia é para todos, para toda a comunidade. Por isso tem muito valor e é sinal do cuidado da comunidade que se organiza para cuidar dos mais frágeis, mas também é sinal do amor de Deus por todos, que não discrimina, mas que ama sem esperar nada em troca.”
(Padre José Pinheiro, homilia da missa de inauguração da Capela da Residência Nossa Senhora da Piedade).
De seguida, o nosso Pároco e Presidente realizou a bênção de todo o edifício acompanhado por um grupo de membros da nossa comunidade paroquial.
Até ao final do dia, foi tempo de recebermos todos quantos quiseram conhecer o local, assim como alguns parceiros da nossa Instituição.
Neste que foi o primeiro dia oficial do nosso novo Equipamento, recuperamos as palavras do nosso Administrador Diocesano no momento da bênção, tendo fé de que a “Residência Nossa Senhora da Piedade” seja uma nova casa para os cerca de 80 residentes que a irão ocupar, com os seus saberes e histórias de vida e que nela acreditem em: “Que este seja um lugar onde as pessoas continuem a contribuir (….)”.
Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, 50 anos ao serviço no coração da Comunidade!
Para conhecer em maior pormenor a obra e caraterísticas do edifício, ver publicações anteriores:
https://www.cparoquial-covapiedade.pt/noticias/inauguracaoresnsasrapiedadealmada
https://www.cparoquial-covapiedade.pt/noticias/diretorasegsocialvisitaobra
https://www.cparoquial-covapiedade.pt/noticias/inicioobravisitacma