São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável em destaque no Dia de Todos os Santos 2024

Na festa religiosa em que se recorda e evocam os Santos, a nossa Instituição tem por hábito destacar um Santo. Dar a conhecer a obra da sua vida e as bases da sua santidade é, não só evangelizar, como também promover o conhecimento geral e histórico das crianças e evocar a “sabedoria ancestral” nos nossos seniores.

Neste ano de 2024, salientámos a vida de São Nuno de Santa Maria, historicamente conhecido no nosso país como Nuno Álvares Pereira, nobre e general português do século XIV. Às famílias foi ofertada uma pagela com uma oração a São Nuno.

Nos vários Equipamentos de Infância, as crianças desenvolveram projetos para conhecer um pouco mais da sua vida, através de várias abordagens.

No Centro Comunitário Renascer, viram um filme, pintaram uma imagem e escreveram frases que caracterizam São Nuno.

Na Creche e Jardim de Infância da Ramalha cantaram e ouviram a explicação sobre quem foi D. Nuno de Santa Maria.

No Equipamento Bairro/A Nossa Creche as salas exploraram a sua vida de várias formas, desde trabalhos plásticos ao teatro. Cada sala ficou ainda responsável pela criação de um símbolo da sua vida, que foi congregado depois num painel coletivo.

A tradição do Pão por Deus, tão habitual no nosso país, foi também recriada em muitos dos nossos Equipamentos:

No Centro Comunitário Renascer reviveram a tradição e saíram para as ruas da Comunidade com uma oferta e uma dedicatória (“Lá vai o meu coração todo cheio de carinho, vai pedir o Pão por Deus de quem encontrar no caminho”) para oferecer a quem quisesse partilhar com eles um “bolinho ou docinho”. As de creche recriaram a tradição dentro do espaço.

No Centro Comunitário da Cova da Piedade/Laranjeiro, as salas de Pré-Escolar convidaram alguns idosos da Residência Nossa Senhora da Piedade a assistirem à confeção do pão, tendo sido um momento de relação e afeto. Nas salas, a alegria por os receber foi contagiante e as crianças cantaram-lhes canções, para além da oferta do Pão por Deus. Levaram ainda a tradição à comunidade e receberam em troca alguns miminhos.

Ainda no dia do Pão por Deus, as salas de Pré-Escolar fizeram questão de lembrar esta data com a comunidade local para cantar uma canção associada a esta tradição e tiveram a sorte de receber alguns miminhos.

Na Ramalha os grupos foram pedir o Pão por Deus entre salas.

Nos Equipamentos seniores, este é um tempo de evocação das memórias, pelos familiares e amigos que já partiram.

Na Residência Nossa Senhora da Piedade, rezaram o terço em memória aos seus entes queridos.

Anterior
Anterior

Verão de São Martinho foi ainda mais quente com os nossos Magustos

Próximo
Próximo

Um novo ano na Cultura Aberta, novas atividades e uma nova imagem