A 1 e 2 de novembro celebram-se duas importantes datas na Igreja Católica e devidamente assinaladas na nossa Instituição.

Dia de Todos-os-Santos

O primeiro dia do mês é dia de Todos-os-Santos, celebrando-se todos aqueles que alcançaram a santidade e que podemos ter como exemplo de vida a seguir, ainda que “(…) não devemos tomar-nos apenas como espectadores de suas vidas, devendo aspirar a sermos, como eles, protagonistas.” (Padre José Pinheiro, Homilia de 1.11.2022).

Na Igreja Nossa Senhora de Fátima foi celebrada missa de Solenidade de Todos os Santos com a presença da Direção da Instituição e vários dos seus colaboradores, tecendo homenagem a todos os trabalhadores e voluntários já falecidos e que nalgum momento de vida, fizeram parte desta equipa.



Beato Carlo Acutis

A todos os utentes da Instituição foi ainda dado a conhecer o Beato Carlo Acutis, um dos Patronos das Jornadas Mundiais da Juventude (www.lisboa2023.org/pt).

O Equipamento Bairro/A Nossa Creche debruçou-se sobre a vida deste Beato, levando todas as crianças a conhecerem um pouco mais sobre o seu percurso.

Partilha do Bairro sobre o resultado deste trabalho conjunto

“Na verdade, é difícil falar a crianças muito pequenas sobre temas como este, no entanto, se for contado como uma história, torna tudo mais fácil e possível. Para os mais velhos, a dificuldade foi o facto de ter falecido muito novo.

Cada sala abordou um “pedacinho” sobre o Carlo Acutis, onde nasceu, onde viveu, quem ele era, o que valorizava, o legado que deixou.

Nasceu em Londres em 3 de maio de 1991 e morre de leucemia na Lombardia, em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos.

Tornou-se conhecido por documentar milagres eucarísticos (do mundo) e catalogá-los num site que ele criou. Carlo decidiu elaborar uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos, reconhecidos pela igreja. A exposição já foi recebida nos 5 continentes e os seus efeitos espirituais são incalculáveis. Fátima também recebeu esta exposição.

A Eucaristia era um tema central da sua vida, a “autoestrada para o Céu”, como lhe chamava. A nossa bússola deve ser a Palavra de Deus, dizia.

O Papa Francisco declarou-o Venerável da Igreja Católica em 5 de julho de 2018 e foi beatificado em 10 de outubro de 2020, em Assis, na Itália.”

No Centro Comunitário Renascer, foi contada a sua história de vida, em técnica de sombras chinesas para as todas as crianças. Seguiu-se a ilustração da história, em desenho individual.

Pão por Deus

Noutros Equipamentos da Instituição foram rebuscadas as velhas tradições do nosso país.


No Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro realizaram o Pão-por-Deus, ofertando um bolinho e deixando um pouco de amor.

 “Enviámos, também, aos avós da Residência Nossa Senhora da Esperança e da Casa de S. Paulo um bolinho para lhes dizermos que estão sempre presentes nos nossos corações”.






Também a Creche e Jardim de Infância da Ramalha partilhou o Pão por Deus no seu Equipamento.








Comemoração dos fiéis defuntos

Na continuidade da solenidade de Todos os Santos, a liturgia consagra (desde Séc XI) o dia 2 de novembro à memória dos “fiéis defuntos”, uma forma de lembrar as “nossas pessoas queridas” que já foram chamadas à presença do Senhor.

Neste dia, foi realizada missa na Residência Nossa Senhora da Esperança para todos os utentes seniores (ERPI, Centro de Dia, Casa de São Paulo), seus familiares e comunidade que a nós se quis juntar.

Na homilia, o Pe. José Pinheiro evoca a importância de recordar os entes queridos, mas que devemos sobretudo “honrar os mortos, fazendo o bem aos vivos” (Pe. José Pinheiro, 2.11.2022).

 

Dois dias dedicados a quem fez parte de “nós”, aos Santos consagrados e aos que não estão nos altares mas que cruzaram nossas  vidas.

A todos os voluntários e trabalhadores que ajudaram a construir a nossa Instituição, a Direção deixa o seu mais sincero agradecimento e saudade!
Anterior
Anterior

SEMAFORO, uma ferramenta de Responsabilidade Social na nossa Instituição

Próximo
Próximo

Arranque do ano letivo 2022-2023 na Cultura Aberta