Vamos celebrar a nossa Padroeira, vamos celebrar a Nossa Senhora da Piedade 11, 12 e 13 de Setembro
Caros paroquianos.
Convido-vos a celebrar com muita alegria e esperança a Festa em Honra de Nossa Senhora da Piedade, a Padroeira da nossa Paróquia da Cova da Piedade. Este ano, por razões obvias, vai ser diferente a forma como organizámos a festa, uma vez que, entre muitas outras coisas, não realizaremos a tradicional procissão pelas ruas da nossa paróquia.
Um dos pontos altos deste ano vai ser a celebração da santa missa ao ar livre, no Jardim da Nossa Senhora da Piedade. Será no domingo, às 19h, antecedida pela recitação do terço, às 18h. O espaço estará limitado a um número máximo de 53 pessoas sentadas por isso a missa será transmitida em direto para a nossa página do Facebook. Recomendamos que participe numa das missas da Solenidade da Padroeira noutro horário.
Este ano pastoral vai ficar naturalmente marcado pela pandemia que chegou ao nosso país no passado mês de março. Se nos últimos meses suspendemos todas as atividades pastorais na Igreja, agora o que o nosso bispo D. José Ornelas nos pede é que voltemos a planificá-las sem precipitações respeitando as normas previstas pela DGS. Queremos que as nossas famílias com as suas crianças e jovens retomem a sua participação nas nossas eucaristias. Vamos recomeçar a nossa catequese (crianças, jovens e adultos) logo que estejam reunidas todas as condições de segurança: vamos repensar os horários, os espaços e a dimensão de cada grupo em diálogo com o nosso agrupamento de escuteiros, 543 da Cova da Piedade, que por sua vez também aguarda as orientações da Região de Setúbal.
Faz dois anos que o Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro, lançou a primeira pedra para a nova Residência Sénior Nossa Senhora da Piedade, nunca foi tão obvio como agora a urgência de equipamentos sociais de qualidade vocacionado para cuidar da população mais idosa da nossa comunidade. Se Deus quiser, e o homem permitir, avançaremos com a sua construção ainda este ano.
Nestes tempos de crise: de saúde pública, económica e social, todos esperam (mesmo os não crentes) que a nossa paróquia esteja sempre pronta para servir os mais vulneráveis, o que é um bom sinal. O número de pedidos de ajuda não para de aumentar e nós não podemos desanimar. A comunidade tem sido muito generosa nas ofertas depositadas nas arcas das nossas igrejas. Temos todos que nos mobilizar neste esforço urgente de ajuda humanitária a tantas pessoas que ficaram subitamente e inesperadamente sem emprego.
Por último gostaria de agradecer à União de Freguesias e à Câmara Municipal de Almada que em conjunto com a nossa Paróquia, empenharam-se na organização destas festas: não era assim que as imaginámos em novembro do ano passado quando começámos a reunir. E também uma palavrar a todos os muito voluntários da paróquia que trabalharam para esta festa com o mesmo (ou mais) entusiasmo e alegria dos outros anos.
A nossa Igreja Matriz vai estar de portas abertas como é costume a partir de sexta-feira (dia 11) até domingo (dia 13). Com toda a segurança, cumprindo integralmente as normas da Direção Geral de Saúde (DGS), vamos criar condições para que ninguém deixe de vir e de participar. Todos, sem exceção, estamos desafiados a entrar na igreja e a rezar: agradecer o ano que passou e pedir pelo ano que começa.
Vai ser com certeza muito bom este nosso reencontro. Não deixe de vir. A gratidão transforma as nossas fraquezas em força. Pela fé, sabemos a quem agradecer e isso dá-nos a segurança, de uma presença, que é Deus, que sempre nos reconforta nestes dias de solidão para tantos irmãos e irmãs.
O vosso, em Cristo Jesus,
Pe. José Pinheiro