Abertura da Cultura Aberta: “Lugar de: caminhar juntos”
O nosso Centro de Convívio “Cultura Aberta” já iniciou o seu ano letivo (2023-2024) e foram dois os grandes momentos preparados para o reinício.
No dia 27 de setembro 2023, o primeiro encontro do ano entre aqueles que, voluntariamente irão desenvolver cada uma das disciplinas, os nossos professores. Nessa data, 18 professores, a equipa da Cultura Aberta e o Presidente da Instituição, Pe. José Pinheiro estiveram reunidos na Residência Nossa Senhora da Esperança para apresentar os objetivos a que se propõem neste ano letivo, e ainda, para o estabelecimento de pontes e momentos de articulação interdisciplinar.
Para além das atividades que fazem parte do currículo de todos os anos letivos, este ano acrescem seis novas: Danças europeias, Danças latinas, Informática, Pilates, História de Portugal e Temas económicos atuais.
Iniciou-se o encontro com a apresentação individual e com as boas vindas ao novo ano, onde o Pe. José Pinheiro destaca o papel desta Resposta Social, não só na Instituição como também na Comunidade: “(…) pela capacidade que tem na realização de sonhos e projetos de quem dedicou uma vida à família e à atividade profissional, e tem agora, nestas idades, a disponibilidade temporal e espiritual para se dedicar a si e a projetos de aprendizagem, até então adiados”. Salienta ainda a beleza na atitude de cada um dos presentes, que pela sua própria entrega pessoal e voluntária a este projeto “mostram a gratuitidade em nome de Deus” (Pe. José Pinheiro).
Todas as partilhas e reflexão do Presidente levaram a que a Professora Dulce Gonçalves alterasse aquela que era a dinâmica de grupo pensada para esta reunião. Em grupo é “escutada” uma história pessoal, cheia de significado, seguida de um “ditado conversado” que, para além de estimular a curiosidade de descoberta de cada um dos presentes, ainda possibilitou a autorreflexão face ao tema “Envelhecer” e à importância de fazê-lo com qualidade… E é verdadeiramente este o papel que atribuímos aos nossos professores: “Envelhecer é dar cimento à vida… A nossa experiência de vida permite-nos ajudar os mais novos a construir a sua... Ajudamo-los a cimentar!” (Professora Dulce).
A articulação entre os professores e disciplinas fica também cimentada pela participação direta de alguns dos mesmos: postal com o poema “Velhas árvores” escolhido pela Professora Ângela Mota e pintura do Professor João Moreira e um bolo “mais saudável” pela Professora Maria João Andrade, o qual complementou o lanche oferecido pela Instituição aos presentes.
A 3 de outubro (2023) recebemos na Casa Senhorial da Ramalha todos quantos quiseram participar na abertura oficial do ano letivo. Os professores presentes tiveram a oportunidade de apresentar/recordar aquela que é a sua disciplina, após o discurso de boas vindas do Pe. José Pinheiro que deseja que este ano “dê muitos frutos à Cultura Aberta que é também a nossa Igreja Aberta”.
Seguiu-se o momento musical (com apoio Servilusa) que muito enriqueceu a tarde, com o “Home Duo“, cujas sonoridades de saxofone e acordeão (de Tomás Martin e João Palma, respetivamente) acalentaram ainda mais a tarde.
O último momento programado para esta tarde foi a abertura da exposição “V I D A S” do Artista Plástico Almadense João Moreira, um grande amigo da Instituição e que se apresenta a solo neste espaço pela segunda vez. Um itinerário pelo quotidiano do Concelho mas também pela atualidade, retratados em técnica de óleo e desenho. São 25 peças a descobrir no salão nobre da Casa Senhorial da Ramalha.
A tarde de convívio foi encerrada com um coffee break oferecido pela Instituição a todos os presentes.
Exposição “Vidas”, patente até 27 de outubro 2023. Agendamento de visita através de 939 430 944