Dia dos Pastorinhos 2020 nos Equipamentos de Infância

DiaPastorinhos2020-3.jpg

O dia dos Pastorinhos (20 de fevereiro), celebra a vida dos três videntes de Fátima.

A nossa Instituição assinalou a data com a oferta de uma pagela com oração a todos os utentes. Durante o dia, foram realizadas várias atividades nos Equipamentos de infância para sinalizar esta importante data do calendário litúrgico português.

DiaPastorinhos2020-1.jpg

No Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro, as crianças de CATL construíram uma dezena gigante com materiais de desperdício, que foi depois colocada no exterior. Nas restantes Respostas Sociais, as crianças assistiram a um teatro dinamizado pela equipa, recontando a história dos três pastorinhos.

Dando enfoque aos 100 anos sobre o falecimento de Jacinta este ano, o Grupo “Mensagem de Fátima” esteve presente neste Equipamento e também no Bairro, para falar sobre a data e sobre a vida dos videntes de Fátima.

Ainda no Equipamento do Bairro, as crianças ilustraram a história dos pastorinhos, que foi depois exposta para as famílias. Todas as crianças foram à capela, onde para além falarem sobre a vida de Jacinta, Francisco e Lúcia, cantaram musicas, rezaram uma Ave Maria e a oração que o anjo lhes ensinou.

Na Creche e Jardim de Infância da Ramalha, as crianças cantaram o hino dos Pastorinhos na Capela de S. João e assistiram a um filme da vida dos pastorinhos, no Polivalente.

O Centro Comunitário Renascer encontrou o seu local de aprendizagens e oração no maravilhoso Parque da Paz, e ao ar livre, as crianças das salas de dois anos e do pré-escolar ouviram a história dos três pastorinhos. A experiência foi vivida de forma realista já que para além de se terem localizado junto às árvores, em dado momento, o sol despertou por entre as nuvens… Em união e apoiados pelas equipas pedagógicas construíram um pequeno poema:  

“No dia dos Pastorinhos

Ao Parque da Paz fomos passear

E em contacto com a Natureza

A sua história fomos rezar.”

Anterior
Anterior

Brincar ao Carnaval no Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro

Próximo
Próximo

REssureição, uma exposição em que a Fé vive na tela de João Moreira