Tradições de “Todos os Santos” na Instituição
“Sede santos porque eu sou Santo!”» (Lev 11, 44)
No Dia de Todos os Santos recordamos aqueles que, à imagem de Deus, dedicaram a sua vida terrena às boas ações e à ajuda, espiritual ou física, dos seus conterrâneos.
É um dia vivido anualmente na Instituição, fazendo parte do nosso Plano Anual de Atividades.
É sempre dia de homenagear quem nos protege, guia e ajuda… E, todos os anos destacamos um Santo ou Beato. Neste ano de 2023,. foi Santa Teresinha do Menino Jesus, uma das Santas mais conhecidas e acarinhadas da Igreja.
Recuperamos ainda tradições antigas do nosso país, como o “Pão por Deus”/ “Dia do Bolinho” que aos seniores muito diz, e nas crianças projeta a pertença a uma comunidade, suas tradições e costumes.
Equipamentos Seniores
Na Casa de São Paulo foi realizado o “Bolinho” entre utentes e trabalhadores, com a alegria e nostalgia de tempos passados.
Na Residência Nossa Senhora da Esperança foi realizada outro momento que também faz parte das vivências dos utentes, a Missa dos Fiéis Defuntos (a 2 novembro 2023), onde cada um recorda e ora pelos que já partiram.
Equipamento Bairro/A Nossa Creche
A imagem de Santa Teresinha foi adornada com rosinhas construídas pelas famílias, com recursos a diversos materiais e que deram uma enorme beleza e riqueza à simbologia.
Centro Comunitário da Cova da Piedade/Laranjeiro
As crianças foram para a rua e, com a comunidade envolvente, cantaram a música do pão por Deus e deixaram uma mensagem de esperança, solidariedade e partilha.
Centro Comunitário Renascer
O pãozinho foi confeccionado em todas as salas e por iniciativa das crianças, em vez de ser partilhado no lanche desse dia, foi enviado para casa e partilhado com as famílias… Uma belíssima articulação escola família, por iniciativa das próprias crianças!
Creche e Jardim de Infância da Ramalha
De sala em sala, todas as crianças pediram o Pão por Deus onde se incluiu o grupo da Cultura Aberta.